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Gastronomia

Coffeetown lança manifesto e adiciona Costa Pinto em rota cultural

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A Coffeetown acaba de lançar seu Manifesto, impresso em seus menus. Atestando a inquietação das sócias da casa, o texto se desdobrou numa coleção de cadernetas, camisetas e panos de copa assinada pela designer Fabilu, que também ilustra os cardápios.

Em quase dois anos de atividades, a cafeteria bistrô enxergou e estimulou uma mudança de comportamento do público, que, como em qualquer cidade grande, busca novidades, conceito e provocações constantes, como a Rota Cultural, promovida em parceria com o perfil Se Essa Rua Fosse Minha e que volta a acontecer neste sábado (14), desvendando os segredos do Corredor da Vitória e arredores. Especialmente neste fim de semana, o roteiro contará com visita ao Museu Carlos Costa Pinto.

Manifesto

A Coffeetown nasceu como uma cafeteria, mas nunca se propôs a ser apenas mais uma. Ela quer sempre mais e, hoje, funcionando de domingo a domingo, das 9h às 22h, faz parte do dia a dia do soteropolitano.

Incansável, busca agradar clientes exigentes da hora em que acorda à hora que vai dormir, seja no café da manhã, no happy hour, numa reunião de negócios ou no jantar. Apesar da versatilidade, é impossível negar o Café como DNA da marca, o que torna seus baristas verdadeiras celebridades e seus produtos exclusivos grandes estrelas.

Rota Cultural

Parceria entre o Se Essa Rua Fosse Minha (@seessarua_fosseminha) e a Coffeetown, a ação volta a acontecer neste sábado (14 de setembro), com o objetivo de redescobrir o Corredor da Vitória e seus arredores. O passeio guiado será acompanhado pelas criadoras do perfil no Instagram, a jornalista Ive Deonísio e a publicitária Luriana Moraes, e terá início às 15h no Palacete das Artes, na Rua da Graça.

Nesta edição, com inscrições já esgotadas, o público poderá, pela primeira vez desde o lançamento do projeto, visitar o Museu Carlos Costa Pinto. Completam o roteiro visitas ao Mirante da Mansão Wildberger, Museu de Arte da Bahia e Museu Geológico, antes de chegar, por volta das 18h, na cafeteria e bistrô.

“Nosso objetivo é desmistificar essa região da cidade, mostrando peculiaridades do roteiro e dando a oportunidade do nosso cliente sair da rotina”, conta Mariane França, sócia da Coffeetown. O objetivo é ocupar o espaço público, convidando as pessoas a conhecerem histórias e personagens de uma parte da cidade que conta muito da origem do soteropolitano.

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Gastronomia

Restaurante Amado sedia curso de vinhos de Londres

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Salvador recebe, neste sábado, o curso WSET1, Wine & Spirits Education Trust, que acontece no restaurante Amado, bairro Comércio, das 9h às 18h, diretamente de Londres e ministrado pela The Wine School. A Qualificação em Vinhos WSET Nível 1 irá preparar o aluno para aprimorar as suas habilidades e competências para degustação de vinho e harmonização com alimentos, assim como para a venda e serviço de vinho. As inscrições são feitas exclusivamente clicando aqui.

Segundo dados da Euromonitor, que levantaram as vendas no varejo e em serviços de alimentação no passado, para 2019, a previsão é de que consumo de vinho chegue aos 400,1 milhões de litros no Brasil. Para Otavio Moraes, CEO da The Wine School, o propósito da The Wine School possui como desafio, participar diretamente do aumento desse consumo.

“A The Wine School irá ampliar a disseminação do mercado de vinhos e bebidas, através de conhecimento e networking entre público e o que tem sido produzido no mundo todo, com os maiores profissionais do ramo e em todas as linhas de atuação. É uma confraria de amigos com algo em comum: a paixão pelos vinhos e Salvador recebe curso direto de Londres pela enogastronomia. Aqui o cliente será muito mais que um aluno, e sim, um confrade que também viverá muitos encontros e celebrações”, destaca.

Para Flávio Bandeira, gerente do Amado, a parceria não poderia vir em momento mais exitoso. “É uma honra podermos sediar esse curso que traz conceitos e chancelas internacionais, para o Restaurante Amado. Essa ação irá proporcionar ao público baiano uma experiência, de forma primorosa, ao universo dos vinhos. Estamos certos de que será o primeiro de muitos que virão”.

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Gastronomia

Ex-Masterchef Nivea Rigaud assina almoço no PeritusBar

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Dia de descanso, lazer e distração, pelo menos para maior parte das pessoas, o domingo continua sendo perfeito para reunir a família ou os amigos e provar delícias culinárias. Os baianos adoram se reunir em volta de uma mesa para conversar e, de preferência, sem se preocupar com as ‘panelas no fogo’. Por isso, pode cair muito bem, nessas ocasiões, propor um bom restaurante para o almoço.

A partir do dia 29 de setembro os soteropolitanos poderão levar a família e amigos para almoçar aos domingos e passar um dia agradável no Peritus Bar (Pituba), na inauguração do buffet dominical, com o cardápio assinado pela chef Nivea Rigaud, que retornou a Salvador para preparar e coordenar os pratos que serão servidos no Peritus bar aos domingos.

No menu serão servidos pratos típicos da comida mineira, com o toque da culinária baiana. Como uma boa Rabada (com pirão), o Tutú a Mineira (com bisteca), o Feijão Tropeiro (um clássico) e a grande aposta da chef Nivea, que é a Galinhada Caipira.

“O preparo da galinhada caipira é uma verdadeira coreografia feita principalmente para os adeptos do slow food. São três dias de preparo, vale muito apena, porque a concentração de sabores é incrível! A partir dos ossos, do dorso, uma bela marinada, cozinhamos lentamente ate que a carne firme da galinha caipira se solte dos ossos e por fim cozinhamos o arroz com esse caldo concentrado e finalizamos com quiabo e abóbora cabotiá, hum… Vale muita a pena!” garante a chef baiana e também criadora dos cardápios de petiscos do Perítus Bar, Nivea Rigaud.

A criação do cardápio do Peritus surgiu a partir do briefing que foi enviado por Leonardo Prates (mineiro e proprietário do estabelecimento) à Baiana de Salvador, graduada em propaganda e marketing e autodidata na gastronomia, a chef Nivea Rigaud.

“A ideia inicial sempre foi unir as culturas de Minas e Bahia trazendo as raízes das duas regiões através de petiscos com toque sofisticado” ainda segundo Nivea “A ideia é abraçar o cliente oferecendo uma apresentação tão afetiva quanto a comida. Aos soteropolitanos e visitantes da cidade eu diria: Vá ao Peritus e receba esse carinho!”.

Nivea Rigaud descobriu a sua paixão pela cozinha em 2010 quando morou na Alemanha e passou a cozinhar para grupos de amigos. Ao retornar ao Brasil em 2012 foi morar em São Paulo e em 2015 uma das amigas a inscreveu no programa “Masterchef Brasil ll” onde foi chamada e iniciou em uma seleção de 300 mil pessoas e chegou aos 30 finalistas.

Trabalhou em algumas cozinhas entre elas a do hotel 5 estrelas Grand Mercure no Rio de Janeiro no período das Olimpíadas, atendendo a delegações de diversos países, sendo responsável pelo Garde Manger. Atualmente realiza eventos sociais e corporativos, presta assessoria em eventos, consultoria alimentar a restaurantes, ministra workshops e é participante do programa Santa Receita da TV Aparecida (SP).

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Gastronomia

Dogma lança cerveja inspirada em suco havaiano de maracujá, goiaba e laranja

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A cervejaria Dogma resolveu buscar inspiração no Havaí para lançar sua nova cerveja, a Huaka´I Po.

A bebida pertence ao estilo Sour (cervejas que costumam ter acidez provenientes de bactérias lácticas, acéticas ou outros microrganismos), e leva quantidades absurdas de frutas inspiradas no POG, um suco havaiano que leva maracujá, goiaba e laranja.

Para quem é fã de cervejas com teor alcoólico baixo, a Huaka´I Po é uma ótima opção, já que possui apenas 2%.

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