A escolha da faca utilizada na cozinha pode melhorar o desempenho na elaboração das mais diversas receitas, além de tornar todos os cortes e o preparo dos alimentos mais fáceis. Cada vez mais personalizadas, as facas possuem atributos próprios para cada uso: cortar queijo, legumes, carnes, pães, entre outros.
Podem, também, desempenhar funções específicas: trinchar, tornear frutas e desossar. Tornar as tarefas do dia a dia mais prazerosas é simples depois de conhecer todas as opções. A Tramontina possui diversas linhas com esses diferentes tipos de modelos, confira as possibilidades através do site https://www.tramontina.com.br/facas/.
Faca para tornear
Lâmina ideal para “esculpir” e tornear frutas e vegetais. Além de cortes, o modelo da lâmina permite preparar legumes decorados e ornamentados.
Faca para legumes e frutas
Ideal para cortar e descascar legumes e frutas, auxilia na limpeza de partes que não são aproveitadas nesses alimentos, e tirar sementes. Por se tratar de uma faca de polegada menor, facilita o trabalho em alimentos de menor porte, garantindo delicadeza no preparo.
Faca para pão
Para o corte de pães, é recomendado a utilização de facas que possuem lâmina serrilhada, com espessura média, e pouco flexível. O modelo com serra proporciona o corte preciso e uniforme da camada mais dura (casquinha do pão), não permitindo que o pão amasse devido ao seu miolo ser macio.
Facas para confeitaria
Com lâmina longa e serrilhada é ideal para o preparo e corte de bolos e tortas. Os modelos de nylon são resistentes a altas temperaturas e indispensáveis no corte de alimentos em recipientes revestidos com antiaderente, pois deslizam sem arranhar.
Faca para tomate
Lâmina microsserrilhada em aço inox, permite romper a pele do tomate sem danificar ou amassar o interior, que geralmente é macio. Também indicada para cortes de legumes e frutas moles com casca dura.
Faca trinchante
Lâmina de aço inox e cabo de madeira. Os modelos podem variar, alguns com cabo longo e outros com lâmina longa, mas ambos são ideais para o corte de carnes e aves tanto durante o preparo em churrasqueiras, quanto na hora de servir o alimento.
Faca para churrasco
Indicada para cortes de carnes assadas, as opções são de fio liso ou serrilhado.
Faca para carne
Com lâmina rígida e ponta curvada, é ideal para cortar carnes cruas, assadas ou cozidas.
Faca para desossar
Ideal para separar a carne dos ossos e tirar a gordura. Oferece precisão e controle para os cortes. A lâmina rígida auxilia na hora de desossar e facilita cortes na região do osso, onde é preciso contorná-lo.
Faca Chef
A protagonista da cozinha. Versátil é ideal para fatiar, cortar, picar e filetar alimentos diversos. Além disso, é muito utilizada para cortes tipo gangorra.
Faca para cozinha
Com lâmina rígida e estreita, facilita o corte de diversos alimentos.
Faca para fiambres
Com lâmina longa é utilizada para cortar fatias finas de frios, como presunto e salame.
Cutelo
Com lâmina espessa e pesada é ideal para quebrar e separar ossos.
Faca para queijo
Os furos da faca criam um vácuo na hora de cortar o queijo, permitindo que a fatia não grude na lâmina. Ainda possui uma dupla função em que a ponta auxilia no momento de espetar e servi-lo.
Faca Santoku
Ideal para cortar, fatiar e picar. Alguns modelos apresentam sulcos na lâmina que facilitam ainda mais o corte.
Faca para fatiar e picar
Modelo oriental ideal para cortes rápidos e precisos.
Cutelo Oriental
Modelo oriental que é ideal para fatiar e picar legumes, vegetais e proteínas.
Facas para sushi
Yanagiba ’
Deba
Nakiri
Ideal para o corte minucioso do peixe para o preparo de sushis e sashimis.
Faca Mezzaluna
A lâmina curva é ideal para picar ervas e temperos, como cebolinha e salsa, permitindo um toque a mais de praticidade na sua cozinha e sabor nas suas receitas.
Faca para ostra
Produzida com lâmina em aço inox e cabo de polipropileno, a peça da linha Utilità é eficiente para a abertura de ostras, garantindo segurança e agilidade.
Peixeira
Desenvolvida para o corte de diversos alimentos, apresenta maior durabilidade e resistência devido ao tratamento térmico que recebe.
