Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Gastronomia brasileira conquista a Argentina: Fabrício Lemos e Lisiane Arouca levam os temperos do Brasil a Mendoza

Pablo del Rio, Lisiane Arouca e Fabrício Lemos - Foto | Joaquín Camaño |

Responsável por um dos empreendimentos gastronômicos de maior sucesso no Brasil, o chef Fabrício Lemos, acompanhado da também chef e sua esposa Lisiane Arouca, levou para a Argentina os sabores e temperos que conquistaram o país.

Os fundadores e sócios do Grupo Origem viajaram para a inspiradora Mendoza a convite do chef Pablo del Rio para criarem um menu exclusivo na ‘Experiencia Cuatro Manos’, que aconteceu na luxuosa Finca El Paraíso, fazenda da família Arizu, fundadora da Bodega Luigi Bosca.

Pablo Cúneo (enólogo da Luigi Bosca), Rogerio Souza (Decanter, Salvador), Lisiane Arouca, Fabrício Lemos, Pablo del Rio e Lucimar Reis (Vice-Presidente de Comércio Exterior Canadá & América Latina)

Com convites esgotados e uma grande mesa compartilhada, a experiência uniu a famosa culinária baiana, cuja identidade é resgatada por Fabrício e Lisiane em reinterpretações de ingredientes e preparos, à gastronomia única de Pablo, que traz influências da culinária espanholaitaliana e criolla, trabalhando ingredientes locais com intervenção mínima para serem apreciados em sua máxima pureza.

“Foi muito bom compartilhar a cozinha com o chef Pablo, que além de um grande profissional é extremamente gentil. A Luigi Bosca é uma bodega que traz histórias passadas de geração em geração, que mostram sua verdade e comprometimento em oferecer excelência aos amantes de vinhos”, resume Fabrício Lemos.

Lisiane, que assinou as sobremesas da experiência, explicou que somar ideias e técnicas foi muito positivo: “Criei sobremesas que conversassem com essa conexão entre Brasil e Argentina, respeitando os ingredientes, principal traço da culinária do chef Pablo, com quem conversei bastante para chegarmos às receitas que foram servidas”, completa a chef.

O menu contou com criações que mesclaram ingredientes e temperos dos dois países: truta curada, pimentão amarelo, coentro, batata andina; bochecha de porco, cenoura, erva-doce, mel de kumquat; baião de cordero, farofa, cebolla morada; e pistache, bolo de chocolate branco, morangos.

Para harmonizar, foram selecionados os rótulos Luigi Bosca De Sangre White Blend 2024, Luigi Bosca Apuntes Cabernet Sauvignon Valle de Canota 2021, Luigi Bosca De Sangre Malbec Paraje Altamira 2021, Paraíso 2020 e Luigi Bosca Gewürztraminer 2024.

A Bodega Luigi Bosca foi fundada em 1901 e atualmente é um dos grandes nomes do vinho argentino. A marca chegou ao posto de uma das 5 principais exportadorasde vinhos de luxo do país. No Brasil, é importada pela Decanter.

Leia mais

Música

Turnê celebra os 50 anos de carreira do artista

Música

No dia 1º de fevereiro, às 15h, Saulo Fernandes comanda mais uma edição do projeto Saulo Som Sol, que vai acontecer pela primeira vez...

Música

Por questões de última hora que fogem ao controle das produtoras envolvidas, o show da orquestra cubana Buena Vista que aconteceria no próximo domingo, 30, em...

Música

O cantor e compositor Alexandre Peixe promete deixar os festejos de Natal ainda mais especiais em Salvador. O artista vai comandar, um ano, a...

Música

A CAIXA Cultural Salvador recebe entre os dias 05 e 07 de dezembro a cantora Zizi Possi com o espetáculo “De Volta ao Começo”,...

Gastronomia

O Santo Antônio Além do Carmo recebe, na sexta-feira, 28 de novembro, das 17h às 23h, a 3ª edição do D.A.Y. Sessions, projeto que une Decanter, Allê...

Cinema

Com o diretor grego Yorgos Lanthimos, não há meio termo. Ou a pessoa ama ou odeia seus filmes. Provocador e sempre explorando o absurdo...