Em uma emocionante celebração, foram feitos anúncios importantes relacionados à infraestrutura da região, como: licitação para a ampliação do sistema de abastecimento de água e para implantação do sistema de esgotamento sanitário com entroncamento à ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) já construída pelo Grupo Prima; licitação para implantação de ciclovia com urbanização no acesso à orla da praia de Baixio; convênio com o município de Esplanada para requalificação da Praça de Palame; e pavimentação para o município de Esplanada.
O evento contou com a presença dos principais executivos da companhia, como o CEO Rubén Escartín, sócios e diretores, além do governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e importantes autoridades, tais como a embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Del Mar Fernandez Palacios, o consul-geral da Espanha para o Nordeste, Ignácio Perez Cãmbra, e o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, além de outras autoridades.
A cerimônia representou um marco importante para o projeto do Grupo Prima, que vem sendo cuidadosamente planejado desde 2008. “Estamos muito entusiasmados em dar início a este projeto que, há anos, é um sonho nosso. Desde 2008, nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para transformar essa visão em realidade, que é desenvolver nesse local o mais novo destino turístico e imobiliário com relevância internacional que se destaca pelo alto nível de sofisticação e conforto. Para isso se tornar realidade, o investimento de R$ 5.6 bilhões será o maior já aplicado para desenvolver um destino turístico no Brasil, num período de dez anos”, afirmou o CEO Rubén Escartín.
Além dos resorts e branded residences, o Grupo Prima construirá um aeródromo com capacidade de receber aviões comerciais de grande porte, heliporto, resorts de alto luxo, glamping e infraestrutura autossustentável com sua própria produção e tratamento de água e de energia renovável (solar e biogás). Isso porque a sustentabilidade e a responsabilidade social são os maiores compromissos do Grupo Prima. “Todas as etapas da construção respeitam o meio ambiente local e beneficiam as comunidades no entorno. Cada detalhe está sendo cuidadosamente planejado para preservar a beleza natural do local, criando um ambiente que promove a conexão com a natureza e a sustentabilidade. As acomodações de luxo e os serviços personalizados serão construídos para garantir que cada visitante tenha uma estada inesquecível, onde o bem-estar e a sustentabilidade são prioridades.” afirma Escartín.
Hoje, estão em operação em Baixio o Hotel Boutique & SPA Ponta de Inhambupe e a Pousada de charme Aldeola, ambos de propriedade do Grupo Prima e geridos pela Slaviero, além do Condomínio Ponta de Inhambupe e o Centro Comercial, onde ficam as sedes do Instituto VOAR e da Baixio Turismo.
Segundo o governador do Estado, “a Bahia se consolida cada vez mais e reafirma seu lugar de destaque no turismo nacional e internacional. Este é um setor em franco crescimento e isso representa também uma via de desenvolvimento para o estado, dinamizando a nossa economia e gerando emprego e renda para milhares de baianos e baianas. A promoção do turismo de forma sustentável, com o grande aporte de infraestrutura que temos feito em toda a Bahia, atrai investimentos e traz importantes benefícios tanto para quem vive aqui como para aqueles que nos visitam”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
“O Governo do Estado preparou a Bahia para receber investimentos privados sustentáveis, em um ambiente com segurança jurídica e ações estruturantes. No caso do turismo em Baixio, temos feito a promoção desse atrativo da Costa dos Coqueiros, em feiras nacionais e internacionais, capacitação de mão de obra e apoio a eventos que atraem visitantes à região, uma das mais procuradas do Brasil. Esse novo empreendimento do Grupo Prima qualifica o destino Bahia, incrementa o nosso fluxo turístico e abre muitas vagas de trabalho para os baianos”, disse Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia.