Conecte com a gente

Salvador

Afrobahia celebra mês da consciência negra no Shopping da Bahia

Publicado

em

A população negra ou parda representa 54% dos habitantes do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Salvador, esse número chega a 82%. Para comemorar o mês da consciência negra e celebrar o empoderamento feminino, o Shopping da Bahia (SDB) realiza a terceira edição do projeto AFROBAHIA entre os dias 11 e 23 de novembro.

Esse ano, a iniciativa traz o tema “AFROBAHIA por elas”, com uma programação diversificada que inclui exposições, bate-papos, palestras, debates, encontros de empreendedorismo além de apresentações artísticas e culturais nesse período. Com atividades abertas ao público, o objetivo é mostrar e valorizar a luta da mulher negra.  

Projeto autoral do SDB, o AFROBAHIA já foi finalista do Prêmio Abrasce, que reconhece e incentiva projetos desenvolvidos por shoppings centers em todo o país.  “O shopping tem uma forte atuação social e nos orgulhamos de promover eventos que são essenciais para o debate coletivo e a valorização da diversidade. O AFROBAHIA chega ao terceiro ano e se consolida como um importante projeto, trazendo também novidades como o incentivo ao empreendedorismo”, afirma a gerente de marketing do Shopping da Bahia, Mayara Diniz.

Exposições

O AFROBAHIA apresenta ao público em 2019 duas mostras fotográficas. A exposição “Cara Preta” ficará em cartaz na Alameda Calazans Neto, no 2º piso, e traz como estrelas as colaboradoras do Shopping da Bahia. “É uma forma de celebrar a identidade afro, valorizando os diversos matizes da pele negra, com a beleza dos nossos talentos femininos que fazem o dia a dia do shopping acontecer”, destaca Mayara.

Os cliques são da fotógrafa Magali Moraes e a make das modelos leva a assinatura de Maili Santos, duas profissionais negras reconhecidas que defendem e promovem a valorização da beleza negra. O nome da mostra está relacionado à sua proposta de destacar fotografias de rostos e também faz referência ao inicio de uma carta, com o termo “cara”, usado frequentemente entre pessoas que se conhecem e possuem algum grau de proximidade.

Já na nova Alameda Luiz Gama, no 3º piso, que leva esse nome em homenagem ao patrono da abolição da escravidão no Brasil, outra exposição lança um olhar sobre a história e personagens que ajudaram a construir e fortalecer a comunidade negra do estado. Com o tema “Afropersonalidades: O protagonismo negro na história do Brasil”, a mostra é organizada pelo Ministério Público da Bahia.

Palestras e debates

Com curadoria do Ministério Público, Instituto Iris, parceiro social do Shopping da Bahia, e da aceleradora de negócios Vale do Dendê, o projeto esse ano ganha um ambiente exclusivo na Praça Dorival Caymmi, no 2º piso. Será o Espaço AFROBAHIA, onde acontecem palestras, bate-papos, workshops e encontros voltados para celebrar e dar visibilidade ao protagonismo negro.

O espaço contará com a participação de mulheres afroempreendedoras, convidadas pela Vale do Dendê, e da empresária e estilista baiana Najara Black, que revolucionou o conceito de moda afro e é uma das parceiras do projeto esse ano. O objetivo é criar redes de relacionamento, abrindo oportunidades para essas mulheres de negócios divulgarem e venderem os produtos de suas marcas no ambiente.

Empreendedorismo jovem

Durante a edição do AFROBAHIA, acontece também a formatura da turma 2019 do Projeto Ori de Jovens Empreendedores (POJE), patrocinado pelo Shopping da Bahia e realizado Instituto Iris para promover a mobilidade social de jovens e de suas comunidades por meio do desenvolvimento de uma consciência empreendedora e atitude propositiva.

No projeto, 50 jovens dos bairros de Saramandaia, Pernambués, Nordeste de Amaralina e Santa Cruz puderam aprender conhecimentos teóricos, analíticos e práticos nas áreas de história e cultura do negro no Brasil, políticas públicas, economia criativa e afroempreendedorismo através de encontros no formato de curso e, no dia 23 de novembro,  acontece uma grande celebração para marcar a conclusão desses módulos no Espaço AFROBAHIA. O AFROBAHIA tem o apoio da Amávia, e Unique Comunicação.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Negócios

Parque Shopping Bahia define nova data de inauguração

Publicado

em

Em virtude do pleito da grande maioria dos nossos lojistas que vem encontrando dificuldades logísticas para finalização de suas obras em função do período do Carnaval, o Parque Shopping Bahia informa que postergará a sua data de inauguração para o dia 17 de março (terça-feira).

Com isso, no dia 17, a partir das 09h, um evento exclusivo para convidados, lojistas, autoridades e Imprensa será realizado nas dependências do empreendimento. A partir das 12h, o shopping será aberto oficialmente ao público, inaugurando um novo tempo no varejo e no entretenimento da Bahia.

Continue Lendo

Carnaval

Grupo Petrópolis, mais uma vez, terá forte presença no Carnaval da Bahia

Publicado

em

As cervejas do Grupo Petrópolis estarão em alguns dos espaços mais disputados do Carnaval da Bahia. A exemplo de anos anteriores, marcas como Itaipava e Petra Origem estarão à disposição do folião em diferentes pontos do circuito e também na Itaipava Arena Fonte Nova, durante o Carnavalito. A Itaipava também participa de diversas iniciativas, que inclui parceria com ensaios de verão e shows diversos.

“O Carnaval da Bahia é muito especial pra gente. Sabemos que é uma das festas mais importantes para economia da região e que atrai visitantes do Brasil e do exterior”, diz Eliana Cassandre, gerente de propaganda do Grupo Petrópolis. Segundo ela, para estar à altura da festa, a empresa firmou parceria estratégica com alguns dos melhores espaços do circuito. “São espaços valorizados, interessantes, e algumas das festas mais bacanas do período. É uma satisfação fazer parte de um evento assim, com essa dimensão, que traz tantas alegrias para a população”, afirma.

Como parte das comemorações, a empresa lançou uma edição especial das latas de Itaipava de 269 ml. O novo rótulo tem acabamento de verniz fosco, cores fortes e produção de 1,2 milhão de unidades para venda em Salvador e Camaçari. A lata traz as frases “Itaipava apresenta: Carnavalito. O seu esquenta no Carnaval de Salvador 2020” e “Itaipava 100% Verão”.

Carnavalito

Por mais um ano, a Itaipava será a cerveja oficial do Carnavalito, que é considerado o “esquenta” do Carnaval. O evento acontece na Itaipava Arena Fonte Nova, nos dias 22 e 24 de fevereiro. Conta com espaços como o circuito Atrás do Trio Open Beer, Praça do Rango, Camarote Open Bar e a animação dos pranchões elétricos, promovendo um encontro com o melhor da música.

As atrações do sábado, dia 22, são Simone e Simaria, Harmonia do Samba, MUDEIdeNOME e Denny Denan; na segunda-feira, dia 24, tocam Alok, Luan Santana, Chiclete com Banana e Linconl & Duas Medidas.

A Itaipava também será a cerveja oficial do Camarote Club, localizado no Clube Espanhol, com serviço all inclusive, num ambiente sofisticado e com muito conforto. Funciona dias 21 a 25 com as atrações como Wesley Safadão, Parangolé, Danniel Vieira, Harmonia do Samba, Timbalada, Saia Rodada, Lincol e Duas Medidas, Leo Santana, Denny Denan, Jammil, Chiclete com banana e Xand Avião.

O Trio Major Lazer 2020, comandado pelo grupo norte-americano de música eletrônica, é outra atração que terá a Itaipava como cerveja oficial. O desfile em trio, sem cordas, acontece no circuito Dodô (Barra-Ondina), dia 22 de fevereiro, sábado de carnaval, a partir das 19h. Se apresentam no trio Diplo, Major Lazer e banda ÀTTOOXXÁ.

Continue Lendo

Salvador

Identidade cultural da Bahia inspira decoração do Aeroporto de Salvador

Publicado

em

Principal porta de entrada dos turistas no estado, o Salvador Bahia Airport investiu no conceito de “sense of place” em seu projeto arquitetônico. A ideia, realizada em parceria com o escritório Thais Abreu Arquitetura, foi fazer com que a identidade cultural da Bahia, presente na arte, na música, nas paisagens e na gastronomia, seja percebida logo no momento do desembarque.

Entregue junto com a primeira fase de obras de modernização e ampliação do equipamento, que passou a integrar a rede VINCI Airports em 2018, a ambientação teve no azeite de dendê a sua maior inspiração. É o caso da Praça dos Dendezeiros, passagem obrigatória para todo o fluxo de voos do aeroporto e primeiro contato de quem chega à capital baiana com a cultura local. Localizada em uma nova área de 900 m², que faz a ligação entre o Píer Norte e o Píer Sul, é um lounge cercado por restaurantes pensado para que os passageiros relaxem enquanto esperam pelo embarque.

Com os pilares principais, que dão estrutura à obra, revestidos de madeira, o ambiente é uma forte alusão ao formato da palmeira do dendê (conhecida também como dendezeiro), da qual o tão famoso azeite é extraído. Aliado a isso, os pufes do local remetem ao formato de um dos quitutes mais famosos da culinária baiana: o acarajé; os bancos lembram os barcos que navegam na Baía de Todos os Santos, maior baía tropical do mundo; o traço orgânico do mobiliário faz referência ainda às ondas do mar, aos tambores e às rodas das baianas; tais como as poltronas Coco e Rede.

Outro ambiente criado com inspiração no estado é o painel skyline (horizonte formado pelo contorno dos edifícios de uma cidade) situado no corredor que dá acesso ao novo píer e que remete ao famoso passeio pela Baía de Todos os Santos. O painel destaca recortes de monumentos e edificações importantes no turismo em Salvador, como o Farol da Barra, Igreja do Bonfim, Elevador Lacerda e Palácio Rio Branco. Além disso, dispõe de molduras com nichos que representam as janelas da própria baía e que foram projetados para abrigar exposições itinerantes de artistas locais, que retratam a Bahia através de fotografias e gravuras.

Ao todo,15 molduras abrigam obras de origem baiana ou que remetam a temas relativos ao estado. Atualmente, está em cartaz a exposição “Salvador – Traços e Olhares, de autoria do artista plástico Elano Passos e do fotógrafo Will Recarey.  Na mostra, o trabalho dos dois artistas se complementa na exposição e a mesma cena é retratada sob duas perspectivas diferentes, sempre trazendo ao espectador imagens típicas da capital baiana, como o Farol da Barra e as homenagens a Iemanjá no Rio Vermelho.

Conceito

Todo o projeto de interiores da nova área comercial também teve o sense of place como ponto de partida e foi o principal desafio lançado pela Concessionária do Aeroporto de Salvador aos arquitetos baianos Thais Abreu, Luiza Buratto e Alberto Sena para, que elaboraram o projeto sob a coordenação das arquitetas Paula Maia e Viviane Braga, da equipe técnica do Aeroporto.

O conceito busca ressignificar a arquitetura de um espaço de forma a conectá-lo com as pessoas que circulam por ali, refletindo uma sensação de pertencimento e possibilitando uma experiência multissensorial que desperte emoções e acesse, até mesmo, o inconsciente. “A Bahia provoca fortes emoções que não deixam indiferentes aqueles que passam por aqui. É uma terra de cultura, ritmo e calor. É muito importante adotar um conceito que integre o Aeroporto – espaço conhecido como “não lugar” pela sua transitoriedade – ao seu entorno, transformando-o num ‘lugar’ que se soma e se funde com o contexto em que está inserido”, afirma Yann Le Bihan, diretor técnico do Salvador Bahia Airport e mentor do projeto.

Entregue ao público no dia 31 de outubro, o Salvador Bahia Airport ganhou 22.000 m² de expansão, incluindo a inauguração de 50 novas operações até março deste ano, entre restaurantes e lojas que seguem o conceito de valorização local. O crescimento da área comercial é de 40%, totalizando 9 mil m² e, além das lojas que já estavam presentes no terminal, outros negócios foram selecionados justamente por já possuírem as referências do estado em seus estabelecimentos ou por estarem dispostos a criarem novos estabelecimentos que atendam esta demanda.

Continue Lendo

Mais lidas