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Gastronomia

Consumo dos vinhos em crescimento no Nordeste

Os destinos imperdíveis do nordeste, Maceió, Salvador, Trancoso, são também os locais escolhidos por Gustavo Jurema para comandar seu próprio negócio. A frente de cinco franquias da marca Grand Cru, maior importadora de vinhos da América Latina, o empresário relembra como tudo começou e enxerga com otimismo o mercado de vinhos.

Foi a convite da família que Gustavo assumiu a operação comercial do que viria a se tornar sua primeira franquia da Grand Cru em 2016.  A ideia partiu da sua cunhada que trouxe de São Paulo o modelo de negócio oferecido pela importadora. Sem experiência com comércio e sem expertise sobre os vinhos, foi nesse cenário que se estabeleceu a sua primeira unidade, que tem também um restaurante, em Maceió, sua terra natal.

A entrada no mundo dos vinhos foi marcada pela presença do famoso enólogo Paul Hobbs no primeiro evento da Grand Cru em que participou, no Ecully em São Paulo, logo após a assinatura do contrato. Seguindo esse momento de glória, além do sucesso da loja em Alagoas, em 2019, os negócios expandiram e chegaram a Salvador; em 2021 ao quadrado mais famoso de Trancoso, unidades nas quais ele conta com um sócio responsável pelo dia-a-dia das lojas.

O motivo do sucesso ele atribui  a força da marca, o cuidado no atendimento aos clientes, e à dedicação constante. Antes leigo, hoje possui  formação WSET- 2 – um certificado internacional de conhecimento de vinho e já se prepara para o nível três. Nas suas palavras: ” Fui pegando o gosto, estudando e isso me ajudou a entender melhor o mercado”.

Sobre o consumo da bebida em regiões mais quentes, segundo Gustavo não é impeditivo: “-Se você ver, no nordeste, parece não fazer muito sentido o conjunto de vinho tinto, mas tem gente que toma tinto aqui no calor. Os clientes vão mais pela preferência do vinho. Aqui, percebe-se que o público está querendo conhecer mais o vinho, o branco, rosé, mas ainda é muito vinho tinto,  80% é  tinto.”

Quando analisa sobre a franqueadora, a Grand Cru, Jurema aponta sobre o crescimento e o prestígio que a empresa vem alcançando e avalia  essa nova gestão como positiva, reiterando o esforço de ambas as partes para ter um bom canal de comunicação, agilidade e que agora é o momento de consolidar e marcar presença. Por isso, os planos de Gustavo só aumentam. Tem novidade vindo ainda esse ano.

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