Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Autos e motos

Citroën C4 Cactus ganha fôlego como crossover urbano no Brasil

O Grupo Stellantis, fusão da FCA e PSA, já iniciou o processo de reposicionamento da francesa Citroën no Brasil. Modelo já existente e com poucas vendas no mercado nacional, o C4 Cactus ganhou um novo momento. Com uma estratégia mais ousada de marketing e de preço, a Citroën começa a ter mais aceitação do compacto C4 Cactus, um hatch-crossover com design diferenciado e pacote cheio de equipamentos e mimos para todos.

AUTOS E MOTOS rodou por sete dias com o C4 Cactus Shine, a configuração mais topada de itens de conforto, segurança e conectividade. Para estacionar na garagem, o consumidor deve desembolsar cerca de R$ 123 mil, valor na faixa de preços dos concorrentes urbanos no Brasil. Mas quais são os detalhes que diferenciam o modelo da marca francesa dos outros carros no país.

Começa pelo visual inusitado. No mundo dos automóveis, as marcas francesas têm um toque a mais no design, especialmente nos detalhes da carroceria e acabamento dos materiais usados na parte interna. O Cactus é assim logo no visual frontal com faróis, grade e para-choques de contornos bem modernos. Sua traseira é ainda mais estilosa e, por isso, há alguns que torcem a “boca e o nariz” para as lanternas arrojadas do “francês”.

Único Citroën produzido atualmente na fábrica de Porto Real (Rio de Janeiro), o C4 Cactus tem feito bem seu papel de protagonista e aguarda a chegada do novo hatch C3. Sob o capô o crossover C4 Cactus tem o bom motor 1.6 THP Flex, de 173 cavalos e 24,5 kgfm de torque, auxiliado por um câmbio automático de seis velocidades. Este conjunto mecânico já é bem conhecido dos modelos Citroën e mostra que a marca francesa acertou no passado com o motor turboflex, item que virou febre na indústria automotiva brasileira.

A briga do Cactus é no andar de baixo com Nissan Kicks, Renault Captur, Hyundai Creta, VW T-Cross e Chevrolet Tracker, todos com motor turboflex, exceto o Kicks. A “pegada” com motor turbinado do Cactus é das melhores. Anda bem na estrada e tem boa desenvoltura nas situações urbanas. Para quem deseja uma pegada mais esportiva, é bom avisar: não há aletas atrás do volante e as trocas sequenciais devem ser realizadas apenas pela alavanca de câmbio.

Na verdade, o C4 Cactus tem pegada de hatch aventureiro mas, no Brasil, é um crossover (vamos combinar assim). A Citroën reforça sua mecânica e as suspensões absorvem as irregularidades do piso. As rodas são de 17″ e têm freios a discos nas quatro rodas. Eles são uma exclusividade desta opção – as demais utilizam tambores no eixo traseiro. Os ângulos de entrada de 22º, de saída (32º) junto da altura em relação ao solo de 22,5 cm possibilitam transpor lombadas ou valetas.

O pacote de segurança e mimos é bem parecido com o dos rivais. Nada demais nem nada de menos. Tem direção elétrica e um volante com boa ergonomia. Há coluna de direção regulável em altura/profundidade, enquanto o quadro de instrumentos é digital e o multimídia de 7” possui conectividade Android Auto/Apple CarPlay. Por sinal, é possível usar a tela para ajustar o ar-condicionado.

A Citroën oferece itens como 6 airbags, luzes diurnas em LEDs, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, Grip Control (que altera parâmetros do acelerador, câmbio e controles conforme o piso selecionado), acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, chave presencial, ar-condicionado automático, central multimídia com tela de 7″, Android Auto e Apple CarPlay (por fios), câmera de ré, bancos em couro, rack de teto mais pronunciado, rodas de 17″, painel de instrumentos digital, controle de cruzeiro e frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão.
Tem espaço razoável no porta-malas com 320 litros. Mas convenhamos: na Europa, a Citroën oferece o C4 Cactus como um hatch aventureiro. No Brasil, fica ainda como crossover.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Formada por integrantes originais da orquestra Buena Vista Social Club, o grupo traz ao Brasil um espetáculo inédito, com banda completa e produção de alto...

Gente

A influenciadora Sofia Schaadt já está contando os dias para seu próximo ano letivo. Estudiosa e organizada, ela acaba de lançar sua linha exclusiva...

Gente

O Núcleo de Decoração da Bahia – NDB promove mais uma edição da Campanha Natal Núcleo do Bem, com o objetivo de arrecadar cestas...

Música

A dupla Jorge e Mateus anunciou nos últimos dias sua nova turnê comemorativa de 20 anos de carreira, que acontece no próximo ano e...

Streaming

A AppleTV+ preparou um mês de arrepiar para seus assinantes. Na lista de estreias, está a aguardada segunda temporada de “Ruptura” (“Severance”), o premiado thriller é estrelado...

Gente

O business lounge The Latvian realizou, nesta terça-feira (17/12), a última edição do ano do projeto Protagonistas, uma iniciativa que visa promover experiências e fortalecer a conexão e...

Gente

"Como Posso Amar Assim?" é uma homenagem à filha Nala

Gastronomia

O Grupo La Pastina traz ao Brasil, em lançamento exclusivo para janeiro, o renomado Pallini Limoncello, um licor que captura a essência do verão...