Vocês sabiam, que hoje (04 de fevereiro), é o Dia Mundial de Combate ao Câncer? E que o uso contínuo de cosméticos sintéticos vem sendo associado à uma série de doenças, entre as mais alarmantes, o câncer?
Hoje, venho mostrar para vocês que existe sim cosméticos orgânicos e naturais como os da Simple Organic – marca ativista e sustentável brasileira formulada com ingredientes orgânicos certificados. É uma alternativa segura para substituir cosméticos com potencial cancerígeno.
Na contramão de cosméticos sintéticos, o portfólio da Simple Organic é uma alternativa segura, livre de ingredientes sintéticos, agrotóxicos ou fertilizantes, compostos geneticamente modificados e/ou que apresentem algum risco à saúde. Feitos com ingredientes menos agressivos, que causam impacto ambiental mínimo, os itens da marca são formulados com componentes de origem natural e orgânica rastreadas e certificadas, concentrando propriedades terapêuticas e benéficas das matérias-primas que os compõem. “Os cosméticos sintéticos, por sua vez, contêm uma série de componentes que, apesar de serem considerados seguros pela ANVISA, em certas quantidades foram associados a problemas de saúde que vão desde irritações cutâneas até câncer”, diz PatriciaLima, fundadora da marca de cosméticos orgânicos, veganos, naturais e cruelty-free Simple Organic. Dentre esses componentes químicos se destacam os parabenos, os ftalatos, metais pesados, triclosan, fragrâncias sintéticas, formol, toluenos, derivados de petróleo, entre outros. “Essas substâncias atuam interferindo no sistema endócrino, tendo atividade desreguladora hormonal, afetando os receptores de estrógeno e, consequentemente, estimulando o crescimento descontrolado de células. Isso acontece porque parte dessas substâncias químicas têm propriedades estrogênicas, mais especificamente são xenoestrogênios. Ou seja, são parecidos com o estrogênio produzido naturalmente pelo corpo e isso faz com que sejam capazes de desempenhar funções semelhantes e de aumentar a síntese do mesmo”, destaca a especialista em beleza natural.
Em outras palavras, é o mesmo mecanismo de atuação de pesticidas, com o agravante de serem cumulativos. Ou seja, uma vez absorvidos pelo corpo, permanecem lá: quanto mais se absorve, maior a quantidade de substâncias nocivas presentes no corpo. “Se a alternativa à esses cosméticos com potencial cancerígeno existe, porque não optar por ela? Abandonar cosméticos sintéticos e aderir aos cosméticos naturais e orgânicos é um tipo de prevenção contra o câncer.
Vamos nos amar mais???