Após uma breve pausa para a desmontagem da mostra Casas Conceito, onde funcionou como ambiente de exposição, o novíssimo restaurante Preta, localizado no Palacete Tira Chapéu, na Rua Chile, retoma sua rotina de atendimento a partir desta terça-feira (12). Sob o comando da chef que dá nome ao espaço, o restaurante servirá almoço e jantar.
Projetado pelo arquiteto Marcos Barbosa, o Preta entra definitivamente no roteiro gastronômico do Centro Histórico de Salvador, destacando uma cozinha praiana com o característico toque baiano. “Mais uma vez, apostamos nos frutos do mar, com pratos que valorizam nossa vocação litorânea e que são uma paixão dos baianos e dos turistas que visitam nossa terra”, explica a chef.
Assim como nas outras duas unidades — uma na Ilha dos Frades e outra no Museu de Arte Contemporânea, na Graça — o restaurante Preta aposta na integração entre artes visuais e culinária. Nas paredes, obras de diversos artistas baianos, como Iuri Sarmento e Sergio Rabinovitz, ganham destaque. Já no cardápio, a chef resgata e homenageia lugares e personagens históricos da primeira rua do Brasil.
O prato de bacalhau levemente defumado, por exemplo, recebe o nome “Mulher de Roxo”, em referência a uma icônica e misteriosa personagem da região até os anos 1990. Já a Moqueca de Camarão com Coco Verde é chamada de “Slopper”, uma homenagem a um grande magazine que marcou época na área.
O Malassado com Farofa de Requeijão, conhecido no restaurante como “A Moda”, faz alusão a uma famosa boutique feminina da rua; enquanto o Manjar de Tapioca com Coco Verde e Calda de Tamarindo é batizado de “Duas Américas”, lembrando outra loja de departamento que fez história.
Com capacidade para 80 pessoas, o restaurante funciona de terça a domingo para almoço e jantar. Neste último turno, além de vivenciar a atmosfera de um palacete histórico de 1914, os clientes têm a oportunidade de fazer uma verdadeira viagem no tempo, jantando à luz de velas.
SERVIÇO:
@pretatirachapeu
Rua Tira Chapéu – Rua Chile, 1, Centro.
Reservas: 71 99954 2727
Funcionamento: terça a domingo, das 12h às 22h.