Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Salvador

Ícone da hotelaria brasileira, prédio do Fera Palace completa 90 anos

Fotos | Divulgação

Situado no Centro Histórico de Salvador, na Rua Chile, a primeira Rua do Brasil, o original Palace Hotel foi construído como o primeiro hotel de luxo do Nordeste em 1934 pelo Comendador Martins Catharino. Imponente prédio de oito andares, o Palace Hotel era uma referência de luxo e um ícone arquitetônico da cidade e símbolo do turismo em Salvador.

Desde o final dos anos 80, o hotel estava em declínio e fechou as suas portas, até a Fera Investimentos, que investe no Centro Histórico de Salvador desde 2011 com diversos projetos imobiliários, liderada pelos fundadores, Antonio Mazzafera e Marcelo Faria Lima, assumir a gestão do equipamento hoteleiro.

Com profissionais qualificados, a empresa se propôs a restaurar a tradição e sofisticação do hotel, como nos seus dias de ouro na década de 1930 e, neste ano de 2024, o edifício celebra seus 90 anos. Uma das características mais importantes do hotel é a sua fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e composta por 230 adornos externos originais e 640 janelas de madeira maciça. O projeto de restauração contou com a assinatura do premiado arquiteto dinamarquês, Adam Kurdahl, que realçou as características marcantes do edifício. Todos os adornos e janelas foram restaurados minuciosamente, e o hotel renasceu como o Fera Palace Hotel em 2017.

De acordo com o IPHAN, “o processo de tombamento do bem aponta que o edifício se destaca, no contexto do sítio histórico tombado em que predomina o Art Déco, trazendo uma particularidade interessante: o concreto armado e uma estilização de motivos ornamentais são postos em conexão, resultando numa obra arquitetônica de difícil enquadramento nas definições conceituais de estilo”.

Além de preservar a história arquitetônica do edifício, foi igualmente importante garantir que o interior do hotel mesclasse o Art Déco com aspectos baianos. Logo na recepção, o hóspede se depara com o piso em mosaico preto e branco, imponentes lustres Art Déco, e impressionantes esculturas da artista plástica baiana Nádia Taquary.  Suas peças lindamente elaboradas, feitas com uma mistura de madeira, búzios, palhas, miçangas, pastilhas de coco, ouro, prata, conta e figas, exaltam a religiosidade afro-baiana, parte essencial da identidade de Salvador. Sua obra “Nós”, que está exposta no lobby do hotel, remete a uma lembrança que a artista tem da sua mãe, quando se hospedaram no então Palace, há anos atrás.

“Para nós, garantir a preservação do edifício do Palace Hotel é extremamente gratificante. Colocamos de volta à cena cultural e empresarial da Bahia um equipamento que jamais poderia ficar abandonado. Nosso propósito é valorizar ainda mais a cultura baiana e mostrar excelência no que oferecemos, algo que sempre esteve entre os propósitos de cada projeto que pensamos para o hotel”, comenta o empresário Antonio Mazzafera.

Hotel de personalidades

Atrás do balcão de recepção em madeira, o armário de correspondência do hotel permanece como uma homenagem à história do hotel. O papel de parede tropical que acompanha essas peças vintage proporciona uma verdadeira sensação de lugar que reflete o tropicalismo da Bahia. O térreo é o coração da culinária e mixologia do hotel onde a mistura caprichosa de elementos Art Déco e cultura baiana continua. O balcão do lobby bar foi decorado com pastilhas estilo anos 30 e tampo em latão envelhecido e a adega de 4m de altura tem capacidade para mais de 1.000 rótulos variados.  Também é servida uma ampla seleção das melhores cachaças artesanais do Brasil.

Pelo lobby do hotel, passaram personalidades como Carmem Miranda, Grande Otelo, Pablo Neruda e Orson Welles. Até o cassino no primeiro andar foi um dos cenários da obra Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado, uma das muitas riquezas literárias da Bahia.

Segundo o historiador Rafael Dantas, nos anos 30, a cidade de Salvador ansiava por um projeto modernizante e isso se fez presente com o surgimento de novos símbolos, como o Elevador Lacerda e o Palace Hotel. “A construção do Palace está inserida em um momento de mudança de economia da Bahia onde o cacau estava em ascensão, onde o centro histórico pulsava a sua efervescência cultural e econômica. Era também o momento em que a Rua Chile era o principal ponto da cidade de Salvador. O Palace se destacava porque era um prédio em Art Decó no meio de construções ecléticas e por ser o primeiro hotel mais sofisticado de Salvador”.

Os pavimentos e 81 quartos do hotel dispõem de designs distintos, com composições de móveis e cores diferenciados, criando assim, cada ambiente com espaço diferenciado.  Os pisos originais de taco de madeira e mármore foram recuperados e os elementos como louças, metais e luminárias tem todo o charme e inspiração do estilo da época. Os quartos contam com uma paleta de cores claras pastéis, que remetem ao Art Déco, e que também realçam a luminosidade da Bahia e ganharam móveis com forte identidade baiana através do uso de materiais regionais como linho nas cortinas, sisal nos tapetes e algodão para o enxoval.  Outros elementos que inserem o hotel na cultura estadual são as dezenas de fotos retratando a vida e a cultura baiana pelo fotógrafo baiano Akira Cravo no restaurante, corredores e apartamentos.

Novo rooftop

O espaço na cobertura do hotel oferece uma vista deslumbrante sobre a Baía de Todos os Santos.   Em 2024, o disputado rooftop foi completamente repaginado em parceria com a Le Lis, com a marca de moda brasileira, trazendo outro elemento de brasilidade para a experiência do hóspede. 

O Fera Lounge é o espaço perfeito para relaxar e desfrutar drinks e petiscos da Bahia durante o dia, ao lado da piscina com borda infinita de 25m de comprimento, revestida em cerâmica esmaltada produzida artesanalmente.  À noite, os hóspedes podem desfrutar de um espetacular jantar ao pôr do sol no Restaurante Fera Rooftop, comandado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Grupo Origem.  O menu é servido em etapas, inspirado na culinária de países mediterrâneos como Portugal, Espanha, Líbano, Grécia e França.

O Palace Hotel é um ícone da hotelaria de luxo no Nordeste há quase um século e espera dar continuidade a esse legado no futuro sobre a bandeira da Fera para as próximas gerações.

Leia mais

Viagem

Todos os anos, as baleias-jubarte migram para águas tropicais para acasalar, dar à luz e amamentar seus filhotes durante o inverno, enquanto passam o...

Teatro

Apresentações acontecem no Teatro Sesc Casa do Comércio

Beleza

Nesta temporada, a Fenty Beauty lança a coleção limitada Bronze All Ova, destacando tons bronzeados dos olhos aos lábios. A linha inclui o Gloss...

Saúde

Dr. Humberto Filho, um dos nomes de referência em Invisalign na Bahia, acredita que os alinhadores são uma grande realidade

Moda

Marca italiana especialista em legwear apresenta modelos de meias e meias-calças com estampas e inscrições que refletem todo o amor dessa data

Salvador

Com o objetivo de proporcionar praticidade, comodidade e agilidade, o Salvador Shopping vai lançar um novo sistema de estacionamento no mês de junho. A...

Negócios

A Loja Re-programe acaba de lançar um novo produto que promete revolucionar as manhãs de quem busca mais saúde, bem-estar e disposição: o Shot...

Moda

A PUMA e LaMelo Ball lançaram uma nova versão do tênis MB.03 (R$ 1.299,00), em colaboração com o artista Colm Dillane, da KidSuper. O...