Fabricio Bloisi, fundador da Movile e que se tornou presidente do iFood em 2019, foi nomeado para assumir a presidência da Prosus e Naspers no mundo a partir de 1 de julho. A empresa com sede em Amsterdã, investidora da Movile desde 2013, acreditou, junto com o empresário baiano, no potencial do iFood e desde então construíram juntos o iFood como é hoje, exemplo de empresa brasileira de tecnologia e inteligência artificial e que está entre as empresas mais inovadoras do mundo.
Será a primeira vez que um executivo de uma empresa brasileira de tecnologia assume a operação de um gigante global saindo diretamente do Brasil. Esse fato decorre do sucesso da Movile e do iFood, ambos liderados por Fabrício, que ao longo dos anos se tornou um exemplo para empresas de internet e tecnologia em todo mundo, dado seu modelo de gestão, pessoas, cultura, impacto social e resultados. “Estou orgulhoso de termos transformado o iFood em uma das maiores e mais bem sucedidas marcas da América Latina”, disse Bloisi. E continua, “Isso foi impulsionado por uma equipe apaixonada, que equilibra inovação com investimento disciplinado, agindo rapidamente e empoderando nossas pessoas. O iFood foca em inovação e disciplina, que combinado com nossas pessoas excepcionais, conhecimento e cultura, tem sido uma receita comprovada de sucesso. Essa combinação está no meu DNA e estou animado para trazê-la para o meu novo papel como CEO da Prosus e Naspers.”
Pela frente Fabrício terá a gestão de um grupo global de internet voltado ao consumidor, que inclui setores como food delivery, classificados online, fintech e educação em mercados como Europa, China, Índia e Brasil. A Prosus possui mais de 2 bilhões de clientes que usam seus produtos e serviços em mais de 100 países em cinco continentes. Desde 2008, a empresa investiu mais de US$30 bilhões em mais de 90 empresas de tecnologia, sendo o iFood um dos seus investimentos de maior sucesso. A Prosus também é investidora relevante de empresas como Tencent, Meituan, OLX, Delivery Hero, entre outros gigantes globais. No Brasil, a Prosus também é investidora da Kovi, Creditas, Sympla, entre outras startups.
Fabrício segue como presidente do Conselho do iFood e acionista da empresa, que passa a ter Diego Barreto como presidente executivo.
Diego chegou ao Grupo Movile em 2016 e passou a atuar no iFood em 2018, quando assumiu como CFO e vice-presidente de Estratégia. “São 6 anos trabalhando ao lado do Fabrício, compartilhando sua visão de futuro, importantes decisões e contribuindo para a consolidação da cultura do iFood, para o seu crescimento e inovação”, afirma Diego. Segundo ele, a sua gestão está ancorada na visão e estratégia atuais do iFood e dará continuidade ao plano de crescimento e inovação da empresa, além da geração de impacto positivo por meio da educação para o país.
Diego é mineiro, formado em Direito pela PUC de São Paulo com MBA pelo IMD Business School. É autor de dois best sellers: “Nova Economia” e “O Cientista e o Executivo”.