Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Cultura

Selo certifica origem do Artesanato da Bahia

Foto | Divulgação

O trabalho criado com as mãos de artesãs e artesãos baianos enchem os olhos de admiração de pessoas de vários cantos do país e do mundo. Além da beleza que enaltece e que torna especial um trabalho artesanal, que demanda tempo, pesquisa, criatividade e muito amor, a certificação promove ainda mais a sua valorização como um produto personalizado e único.

Com este propósito, foi criado o Selo de Origem Artesanato da Bahia, certificado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, que reconhece e autentifica a origem do produto artesanal do estado.

Ao adquirir um produto com o Selo de Origem Artesanato da Bahia, o consumidor terá a comprovação de sua qualidade e de que o trabalho foi desenvolvido pelas mãos de artesãs e artesãos baianos, a partir dos saberes e fazeres regionais. Estes produtos podem ser encontrados nas lojas Artesanato da Bahia, na Casa Artesanato da Bahia (Porto da Barra), Foyer do Hotel Mercure, no Museu de Arte Contemporânea – MAC, e em feiras e eventos de comercialização promovidos pelo programa Artesanato da Bahia.

Os produtos são certificados nos níveis Quartzo, Esmeralda e Diamante. Entre os trabalhos contemplados com o selo Quartzo, estão a Onça Tuxá, esculpida em madeira, pelo artesão indígena Ailton Tuxá, da Rota Kiriri, no Território Semiárido Nordeste II; e quadro Farol da Barra, feito com mosaicos de azulejo por Oscar Álvares Pinto, da Rota Baía de Todos os Santos, no Território Metropolitano.

Na categoria Esmeralda, destaque para o Boneco Catador de Algodão, criado em tecido de algodão, couro e lã, pela mestra artesã Luzia Torres, da Rota dos Trançados, do Território Sertão Produtivos; e para a Baiana com Tabuleiro de Acarajé, com base de coco e modelagem em massa fria, feita por Mirinha Leal, do Território Salvador, Recôncavo e Baía de Todos-os-Santos.

Lançado em 2020, o programa de certificação vem contribuindo para a preservação de produtos tradicionais, estimulando o desenvolvimento de propostas inovadoras. O Selo de Origem Artesanato da Bahia é conferido aos produtos que atendem aos critérios de identidade cultural, qualidade, inovação com equilíbrio, adequação econômica, eficiência logística, identidade visual, adequação ergonômica e respeito socioambiental.

Além de garantir a identificação do artesanato baiano, o Selo traz vários benefícios para o setor, principalmente, a busca pela excelência da cadeia produtiva artesanal. A qualidade deste produto, diferenciado pela diversidade de técnicas, que refletem a pluralidade cultural do estado, é reconhecida também pela criatividade das artesãs e artesãos baianos em qualquer parte do mundo.

Leia mais

Música

Com shows de Luiz Caldas, Negra Cor e Herbert Richard, o evento Black Tie celebra os 72 anos do hotel e os 18 da...

Música

O som do cantor Belo vai tomar conta do Armazém Convention. Considerado um dos principais nomes da música brasileira e ícone do pagode romântico,...

Beleza

A grande novidade na indústria da beleza é a chegada do blush em pó Soft Pinch ao Brasil, um produto que promete transformar a...

Gente

Lançamento bem-sucedido marca um capítulo importante na carreira da escritora

Moda

Estética western, elementos românticos, itens bicolores e transparência marcam o lançamento

Beleza

Em comemoração aos seus 40 anos de história, a M·A·C Cosmetics está trazendo de volta algumas das tonalidades de batons mais icônicas e queridas...

Gente

Titulado “Tricô”, o livro traz poesias inéditas através dos versos que ressaltam sentimentos que permeiam a existência