Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Na França, espumantes da Cooperativa Vinícola Garibaldi ganham três ouros no Vinalies

Concurso premiou os lançamentos Garibaldi VG Nature Blanc de Blanc e Garibaldi Viognier, além do Garibaldi Pinot Noir

Foto | Divulgação

Em um dos mais importantes e influentes concursos do mundo, a Cooperativa Vinícola Garibaldi abriu a temporada de medalhas mostrando que, assim como nos últimos anos, 2024 será de ratificação da excelência de seus rótulos.

A marca gaúcha conquistou três ouros no prestigiado Vinalies Internationales, na França. O concurso, em sua 30ª edição, ocorreu ente os dias 1 e 5 de março, em Cannes, no sul do país.

Chancelada pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e a União Internacional dos Enólogos, a competição destacou três espumantes da cooperativa, sendo dois deles lançamentos de 2023, o Garibaldi VG Nature Blanc de Blanc e o Garibaldi Viognier. Também passa a estampar a condecoração dourada francesa o Garibaldi Pinot Noir.

A medalha do Vinalies para o Nature é a primeira distinção internacional do espumante, lançado no último trimestre de 2023. O termo Nature designa os espumantes com até 3 gramas de açúcar por litro. “Blanc de Blanc”, por sua vez, significa que o espumante é elaborado apenas com uma uva branca.

Embora essa definição acompanhe há pouco tempo a vitivinicultura nacional, é uma expressão utilizada desde os anos 1940 na França. O Garibaldi VG Nature Blanc de Blanc é elaborado 100% com a uva Chardonnay, colhidas de vinhedos em espaldeira. Elaborado pelo método Charmat Longo, permanece por 12 meses em contato com as leveduras no tanque, favorecendo a autólise.

Também novidade no catálogo da marca, o Garibaldi Viognier chegou ao mercado na metade do ano passado. Elaborado pelo método Charmat, o espumante se destaca por seus aromas bastante frutados, uma característica da variedade da uva – que teve comportamento positivo no Vinhedo Experimental da Garibaldi.

Ali são testadas mais de 60 variedades do mundo, identificando potenciais uvas para trazer diferenciais ao mercado. Já largamente premiado, com condecorações recebidas em países como Suíça e Chile, o Espumante Garibaldi Pinot Noir é elaborado pelo método Charmat, trazendo aromas de frutas vermelhas e um paladar cremoso e com acidez refrescante.

Leia mais

Moda

Na coleção Outono 24, a Saint Laurent revela a nova bolsa Niki Oversized, um item que encarna perfeitamente o espírito moderno e autêntico da...

Cinema

Longa chega aos cinemas em novembro

Negócios

Clientes ganham de uma a duas noites no Hotel Fasano

Gente

A advogada Ana Patrícia Dantas Leão reuniu apoiadores e colegas de profissão na última quinta-feira (4), em Salvador, para anunciar sua pré-candidatura à presidência...

Gente

Cantora se une à 36ª edição da campanha, que acontece em 24 de agosto em todo o país

Gente

A adaptação teatral de “Torto Arado” já tem sua Bibiana. Larissa Luz vai dar vida à personagem da obra, que terá direção de Elisio...

Música

Novo o álbum do cantor e compositor estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 19 de julho

Salvador

Em sua primeira visita ao Brasil, a jornalista Kristin Braswell escreveu para a conceituada revista “Travel + Leisure”, especializada em viagens há mais de 80...