Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Carnaval

Camarote Casa de Gana traz cultura africana para carnaval de Salvador

Programação acontece no Pelourinho, de 9 a 13 de fevereiro, com música, dança, gastronomia e artesanato tradicionais do país africano

Cortejo durbar - Foto | Nathane Santana
Cortejo durbar - Foto | Nathane Santana

O carnaval de Salvador recebe pela primeira vez o Camarote Casa de Gana, que acontece de 9 a 13 de fevereiro (2024), com uma programação artística e cultural de conexão entre o país africano e a capital baiana. O camarote Casa de Gana será instalado na Casa da Vale do Dendê (Terreiro de Jesus – Pelourinho), integrando a programação do Circuito Batatinha. A visitação é gratuita e acontece das 14h às 00h. Os ingressos podem ser retirados através do  Sympla.

O projeto Casa de Gana foi inaugurado em Salvador em novembro de 2023, durante uma ocupação que aconteceu no Salvador Capital Afro. Agora o projeto retorna com cerca de 30 artistas, empresários, lideranças e autoridades ganesas, promovendo um espaço de vivências que passeiam pela arte, história, gastronomia, moda, artesanato, música e danças tradicionais e contemporâneas, oportunizando uma rica imersão na cultura desse país localizado na África Ocidental. 

Ainda com o propósito de incentivar o diálogo entre a diversidade cultural e tradições que unem os dois países, o projeto também promove o encontro de artistas ganenses em trios de blocos afro, como o Olodum e Muzenza. A iniciativa é promovida e realizada pela Embaixada de Gana no Brasil e o Ministério do Turismo, Artes de Cultura de Gana em parceria com o Vale do Dendê e a BRAGH, dentro do projeto Experience Ghana Live, conta com produção executiva assinada pelo Instituto Afetto e BlueJay Produções e apoio da Prefeitura de Salvador.

A Embaixadora de Gana, Abena P. Busia, destaca que o carnaval em Salvador possui elementos similares com alguns dos festivais e cerimônias realizadas em Gana. “A música percussiva, as fantasias nas vestimentas, os desfiles em grupos afrocentrados. Tudo isso nos é familiar. A Bahia tem muito da África, especialmente características de Gana, por isso é emocionante fazer esse intercâmbio”. 

Ainda segundo a embaixadora, essa é mais uma iniciativa que visa incentivar a instalação de uma casa permanente em Salvador. “Empresários, artistas e produtores estão vindo de Gana para conhecer Salvador e fortalecer laços culturais, turísticos e comerciais entre Gana e o Brasil”

Kente – Tecido da realeza africana ganha destaque no camarote

O tradicional tecido Kente, conhecido por suas cores, simbolismo e história, terá um espaço especial no camarote Casa de Gana, desde a decoração, venda de peças e vestuário, até uma exibição de tecelagem ao vivo com o artesão ganês Richard Ohene Kumah. 

Originalmente, o kente era feito artesanalmente e reservado aos reis Ashanti, que formaram um dos maiores impérios residentes no continente africano, ocupando a área em que hoje se localiza Gana. 

O tecido se caracteriza por ser trançado a partir de tiras finas e apresenta padrões multicoloridos, formatos geométricos e desenhos ousados. O nome Kente vem da palavra kenten, que significa cesta. Atualmente os tecidos são produzidos em grandes quantidades e podem ser feitos à mão, bem como estampados, além de estarem disponíveis ao público em geral.

Público poderá fazer teste DNAfro e descobrir ancestralidade 

O público que visitar o Camarote Casa de Gana também poderá ter mais informações sobre sua ancestralidade através dos pacotes de testes genéticos DNAfro. Desenvolvido pela Genera e Brafrika Viagens, o teste mapeia as regiões de onde vieram seus ancestrais, com suas respectivas porcentagens, além de apresentar um relatório com diversas predisposições e características genéticas que podem interferir na saúde das populações afrodescendentes.

O teste é realizado a partir de uma amostra de saliva que é analisada em laboratório. O resultado sai em até 25 dias úteis e acompanha conteúdos e experiências relacionadas às regiões de ascendência detectadas no teste e também relatórios genéticos de saúde e bem-estar. O DNAfro foi desenvolvido pela geneticista Verena Silva Santos, equipe técnica da Genera e Bia Moremi, CEO e diretora criativa da Brafrika Viagens.

“Ao fazer o Teste DNAfro, você abre a possibilidade de celebrar a sua ancestralidade, sendo possível dizer qual é a África que vive em você. Além disso, nós criamos vivências sensoriais que proporcionam um entendimento maior da sua ancestralidade através da comida, da música e referências estéticas.”, destaca Bia Moremi, fundadora da Brafrika Viagens. 

Leia mais

Música

Artista lamentou ocorrido

Gastronomia

Festival gastronômico é responsável por impulsionar economia e turismo da capital baiana

Moda

A Tiffany & Co. inaugurou uma nova loja de dois andares e mais de 1.200 m² no Miami Design District, destacando o mais recente...

Música

No evento exclusivo que agitará o Tivoli Ecoresort Praia do Forte no dia 7 de junho, às 22h, os hóspedes terão a oportunidade de celebrar a...

Música

Por motivos que fogem do controle de Ludmilla e sua equipe, a LUDMILLA IN THE HOUSE TOUR está cancelada. A decisão foi tomada mediante...

Gastronomia

Assinado pelo chef Jadson Nunes, o menu do 705 aposta em dois pratos vegetarianos

Beleza

A Bioderma, marca francesa de dermocosméticos, lançou o Photoderm Antioleosidade FPS 70, desenvolvido para o clima brasileiro. O protetor solar tem efeito matte imediato,...

Streaming

É curioso como as vezes cineastas diferentes chegam em ideias similares num mesmo período de tempo. Esse ano, com semanas de diferença, tivemos dois...