Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Música

Festival Música em Trancoso confirma décima edição no Teatro L’Occitane

Foto | Divulgação

Entre os dias 4 (segunda-feira) e 9 (sábado) de março acontece o Festival Música em Trancoso, que chega a sua décima edição em 2024. Criado para ser um instrumento de transformação cultural para a região, o projeto, idealizado por Reinold Geiger, visa incentivar a música brasileira.

Tendo como sede o Teatro L’Occitane, uma verdadeira obra de arte projetada especialmente para receber o evento, este ano, a celebração de sua décima edição contará com uma programação especial que enaltece a música popular brasileira. O maestro Carlos Prazeres, que nessa edição além de reger a Osba, é também curador do festival, trouxe um repertório com grandes nomes da música brasileira como atrações dessa décima edição.

O festival promete trazer o que há de melhor para uma movimentação social e prestígio nacional da música erudita. A programação durante os cinco dias reúne artistas de peso de diferentes âmbitos musicais. No primeiro dia (04 de março) acontece um recital aberto ao público com Pablo Sàinz-Villegas, maior violonista da atualidade, durante o pôr do sol na Igreja do Quadrado, a partir das 18 horas.

No dia 05 de março, às 20 horas, acontece a primeira parte do concerto Porgy and Bess. O espetáculo musical conta com os solistas: Marly Montoni (Soprano), Ednéia Oliveira (Contralto), Geilson Santos (tenor); Davi Marcondes (Barítono) e participação da cantora e compositora Luedji Luna com seu repertório. 

Na quarta-feira (06 de março), a OSBA divide o palco com dois dos mais celebrados instrumentistas do mundo: Pablo Sàinz-Villegas no violão e Cristian Budu no piano, que também toca no quarto dia do festival com um recital. As duas peças escolhidas para ambos são um excelente portal de entrada para a música clássica. Além disso, em celebração do Dia Internacional da Mulher, o tradicional São João sinfônico da Orquestra Sinfônica da Bahia conta com a presença feminina de Mariana Aydar e Lívia Mattos com participação especial da cantora Elba Ramalho. 

O encerramento do festival, no dia 09 de março, ficará por conta do espetáculo Beleza Pura – Caetano Sinfônico, uma homenagem especial ao Caetano Veloso codirigido por Carlos Prazeres e Moreno Veloso, com participações especiais de Mariene de Castro, Moreno Veloso, Lazzo Matumbi, Mãeana e o coletivo Outras Vozes. 

Destaque no cenário da música clássica brasileira, a OSBA venceu o Prêmio ‘Profissionais da Música 2023’ na categoria ‘Orquestras Sinfônicas’, sendo este o reconhecimento de melhor orquestra do país nessa categoria. Carlos Prazeres, um dos mais requisitados maestros brasileiros de sua geração, à frente do corpo de músicos desde 2011, e curador do festival Música em Trancoso, espera proporcionar grandes noites, repletas de música erudita e popular, enaltecendo artistas exponenciais do Brasil e da cena mundial. 

Para incentivar a comunidade local, além dos espetáculos no Teatro L’Occitane, paralelamente, é desenvolvido ao longo do festival um programa de atividades que inclui masterclasses e oficinas de música para a comunidade local. A proposta visa movimentar diretamente a comunidade local, gerando postos de trabalho e novas oportunidades aos moradores da região. 

O Festival de Música em Trancoso segue a lei de incentivo à Cultura e é apresentado pelo Ministério da Cultura via patrocínio Santander Brasil. Os ingressos estão disponíveis na plataforma do Sympla e contam com valores especiais para os moradores da região.

Leia mais

Música

Ingressos já estão à venda e custam a partir de R$ 80

Moda

Clean girl deu voz à sua garota interior e mostrou seu lado mais rebelde

Cinema

Filme chegou aos cinemas na segunda de Carnaval

Gente

Espaço exclusivo para convidados recebe, em média, 800 pessoas por dia

Música

Evento começa nesta quinta-feira, 17

Gente

O Fasano Salvador realizou sua tradicional Feijoada no Domingo de Carnaval, em homenagem aos Filhos de Gandhy. A promoter Licia Fábio e o gerente...

Gente

Carlinhos Brown e Licia Fabio celebraram na terça-feira (13) o sucesso do  seu camarote que estreou neste Carnaval e registrou mais de 5 mil...

Gente

A cantora e compositora Érica Pinna fez bonito na folia baiana. Logo no primeiro dia do carnaval, ela cantou no trio do Araketu, sexta-feira...