Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Cinema

Crítica – Napoleão

Longa chega aos cinemas nesta quinta-feira

Ridley Scott não brinca em serviço. O diretor que comandou grandes filmes com batalhas como “Gladiador” e “A Última Batalha” se volta novamente para um período histórico, dessa vez para falar de uma figura entre as mais famosas do mundo: o imperador francês Napoleão Bonaparte. Com “Napoleão”, que chega aos cinemas nesta quinta-feira, 24, Scott mostra que continua em forma.

A trama de “Napoleão” cobre desde o momento da Revolução Francesa, mais precisamente com um início chocante da decapitação da rainha Maria Madalena, até o último dia do imperado francês.

Como você já deve imaginar, é um período longo, cerca de 22 anos. Portanto, nem o filme com 2h36 conseguiu mostrar os principais fatos a contento. Temos, basicamente, um longa que mostra a relação de Napoleão (Joaquim Phoenix) com sua esposa Josefina (Vanesa Kirby, sempre excelente!).

Sim, tem a chegada dele no Egito explodindo as pirâmides (com toda licença poética do diretor Ridley Scott, já que a história diz que o francês ficou tão encantado com o que viu que ordenou que ninguém fizesse nada contra elas), ele se auto declarando imperador colocando a coroa em sua própria cabeça, temos a batalha de Waterloo (onde Napoleão perdeu a guerra) e outros momentos que estudamos nos livros de história. O problema é que, mesmo com uma legenda mostrando em que ano e onde se passam certas batalhas, tudo parece de forma episódica e rápida demais.

O roteiro coloca personagens e tira sem pena. No início, Napoleão diz que a mãe e a esposa – nessa ordem – são as mulheres mais importantes de sua vida. A mãe aparece em alguns momentos, mas bem pouco. Já o imperador estava ansioso para ter um herdeiro e, quando o tem, só vemos nascer. Depois o personagem some, assim como a mãe do herdeiro.

O longa se apoia em cartas que Napoleão e Josefina trocaram, e é o que dita o ritmo. Joaquim Phoenix, sempre excelente, dá o peso dramático certo a Napoleão, mesmo que em algums momentos ele pareça mais seu personagem Coringa, do longa de 2019. Já Vanessa Kirby convence mostrando toda a relação tóxica que eles tinham, indo da doçura à certa rebeldia com firmeza.

A fotografia é um caso à parte, com belas imagens e planos poderosos, sempre dando a dimensão de Napoleão para o período. E, apesar do tempo de exibição, o longa consegue prender a atenção, fazendo com que a gente não sinta a longa duração.

Como o longa irá para a AppleTV+ com 4h de duração, fica claro que essa versão do cinema é uma edição do original, deixando pontas soltas e falhas como as descritas acima, com personagens aparecendo e sumindo sem utilidade. Uma pena que, na TV, não tem a mesma dimensão de uma tela de cinema.

“Napoleão” consegue mostrar um imperador francês até então pouco visto no cinema e faz a gente ir atrás de aulas de história para entender e lembrar tudo sobre o período importante da história mundial.

Leia mais

Gente

Evento norte-americano de cirurgia robótica será realizado de 22 a 24 de fevereiro

Cinema

Em crise financeira, Enzo Ferrari (Adam Driver) passa por dificuldades também na vida pessoal, tendo perdido recentemente o filho com Laura (Penélope Cruz). Mas...

Gastronomia

Speakeasy em Salvador concorre a Cocktail Maestros, de Havana Club

Música

Para quem já está com saudade da folia, o Carnavalito 2024 vai trazer uma grande novidade. A quarta edição do evento, que agita a...

Gastronomia

Uma das mais tradicionais vinícolas italianas, Beni di Batasiolo, apresenta suas joias enológicas ao Brasil. Fundada em 1978, ela traz maestria na produção de...

Viagem

Tivoli Ecoresort Praia do Forte eleva o conceito de hospedagem com suas exclusivas Pool Villas em uma jornada única em meio à natureza e...

Moda

Manifestar. Muito além do que se vê, a Colcci veio para expressar ideias, explorar detalhes e inspirar tendências. E nesta nova coleção de outono...

Moda

A PUMA e CHEETOS lançam no Brasil o Scoot Zeros x CHEETOS, um tênis especial criado para o novato da NBA Scoot Henderson, como...