O processo de criação e desenvolvimento de uma nova fragrância possui muitas etapas. Desde a pesquisa de público à seleção dos melhores ingredientes que, quando combinados, serão a tradução das mensagens, conceitos, embalagens e sentimentos principais que a fragrância deseja transmitir.
Participar dessas etapas é uma experiência única, e a Natura convocou jovens entre 18 e 29 anos, da América-Latina, considerando Brasil, Argentina e México, a fim de abrir diálogo e espaço colocando a geração Z no centro criativo da marca para o desenvolvimento de sua nova fragrância, Humor Transforma, que reforça a importância de se abrir para quem somos de verdade, com toda e qualquer nuance. Ao todo, 80 jovens da América Latina (Brasil, Argentina e México) participaram do processo, sendo 50 jovens brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
De acordo com um estudo da Edelman, o Trust Barometer – A Nova Dinâmica da Influência (2022), no Brasil, 72% dos jovens da geração Z querem trabalhar com as marcas para resolverem questões sociais. Neste âmbito, a Natura com Humor Transforma desponta sua conexão com os jovens por meio da criação de uma fragrância sem gênero, feita por um grupo diverso em orientação afetiva, sexual e identidade de gênero, raça e classe social, que se conectam com os valores da marca. A fragrância cocriada por esses jovens tem importante representação na quebra de paradigmas sociais, com isso o lançamento é definido como diverso e eletrizante, inspirado nos diferentes jeitos de existir e na coragem de ser autêntico e ousar.
Essa não é a primeira vez que Humor conta com jovens em sua cocriação. Em 2022, a Natura lançou o Humor Liberta, fragrância que teve seu conceito desenvolvido em conjunto com 900 jovens de diversos países para celebrar o espírito livre, leve e fluido. Após o sucesso da última edição, desta vez Verônica Kato, perfumista exclusiva da Natura, retornou ao ateliê criativo com 80 jovens que participaram de todo o desenvolvimento da nova fragrância, desde o propósito do produto até a escolha do caminho olfativo à idealização das embalagens e escolha do subnome da linha “Transforma”, que reforça que aceitar que ninguém é igual contribui na transformação do planeta em um lugar melhor para todes.
Todos os convidados participaram de entrevistas para que a Natura pudesse entender melhor sobre suas aspirações, valores, opiniões e manifestações. Tudo sempre traduzido e ajustando em tempo real pela perfumista, que capturou as tensões mais relevantes, incentivando os jovens por meio de um leque de notas olfativas, além de imagens para gerar discussões, a fim de proporcionar a eles o entendimento de como uma fragrância pode ser protagonista na resposta ao seu jeito de se expressar para o mundo com um produto que representa a nova geração.
No fim do processo, a fragrância apresentou as múltiplas facetas da juventude, explorando ingredientes que representam toda a alegria e abraço a causas que a geração Z defende. Das notas frutais combinadas às especiarias, a fluidez das notas aquosas somada ao corpo das notas amadeiradas, o contraste da explosão da priprioca com o conforto do cumaru, ingredientes da biodiversidade brasileira que ressaltam a autenticidade do produto.
Para Verônica, a imersão com os cocriadores foi muita rica e expressiva e dá mais um passo à frente na perfumaria do Brasil, a sensibilidade e envolvimento dos jovens com a participação na criação traduzem o espírito da fragrância: “Fiquei muito feliz e grata em participar mais uma vez de uma criação com jovens tão talentosos, diversos e que certamente ditam os caminhos da perfumaria no mundo. Me emocionei quando os jovens disseram que o conforto abraça, e que toda transformação pede este abraço. Acolhemos esse insight e trouxemos o cumaru no coração da fragrância para provocar este conforto “quente” em contraste à energia eletrizante das notas frutais e especiarias para formar Humor Transforma”, conta a perfumista.