Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Varíola dos Macacos – dermatologistas falam de lesões na pele que podem confundir o diagnóstico

Os casos de varíola dos macacos (monkeypox) têm aumentado exponencialmente no Brasil e no mundo. No país, as últimas atualizações do Ministério da Saúde apontam que já são mais de 3.000 casos registrados.

O número de casos subiu assustadoramente desde maio de 2022 e esse rápido avanço da doença fez com que a Organização Mundial da Saúde declarasse que o surto de varíola dos macacos constituía uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Altamente contagiosa, a varíola dos macacos tem como principal característica as lesões que surgem na pele. Elas porém, podem ser confundidas com outras situações, dificultando o diagnóstico da doença, como explica as médicas dermatologistas Camila Sampaio e Fernanda Ventin, sócias da Clínica InDerm.

A varíola dos macacos é uma doença similar à varíola humana, porém é mais leve e menos letal. Apesar de ser conhecida como varíola dos macacos, os primatas são tão vítimas quantos os humanos e os roedores são reservatórios naturais do vírus.

Transmissão

“A principal forma de transmissão é o contato próximo com lesões na pele, secreções respiratórias ou objetos pessoais contaminados, por exemplo, roupas de cama e banho”, afirma Fernanda Ventin. Para que haja a transmissão da varíola dos macacos por partículas respiratórias é preciso que exista um contato pessoal prolongado, por isso, há maior risco desse tipo de contaminação para profissionais de saúde, membros da família e outras pessoas próximas às infectadas.

Sintomas – Lesão na pele

Um dos sintomas da doença, a lesão na pele, virou um ponto de apreensão entre as pessoas e, inclusive, entre os médicos. O motivo é que essa ferida pode mesmo confundir com outras situações corriqueiras nos hospitais. “Do ponto de vista clínico, essas lesões lembram herpes, varicela, foliculite e até mesmo uma afta. Para fechar um diagnóstico é preciso que o paciente realize um exame laboratorial. Essa tem sido a grande dificuldade da varíola dos macacos para nós médicos. Pode ser realmente difícil confirmar com exames laboratoriais “, explica Camila Ribeiro.

Diagnóstico – Identificando as lesões

Para identificar as características é importante alertar que o diagnóstico deve ser feito por um médico e não por conta própria. Porém, é comum que as lesões sigam etapas sequenciais como:

• Região fica avermelhada;

• Surgimento de uma lesão elevada;

• Formação de líquido dentro, com uma bolha de pus amarelado dentro;

• Umbilicação na lesão (depressão no meio);

• Desenvolvimento de uma crosta;

• Crosta cai e forma cicatriz.

“Geralmente, as pessoas têm de 5 a 10 lesões, principalmente no rosto, tronco, braços e pernas. Isso é o mais frequente. Após esses sinais citados, as lesões deixam de ser contagiosas. No entanto, pacientes imunossuprimidos, crianças e idosos podem apresentar uma quantidade maior de feridas”, afirma Fernanda Ventin.

Uma forma importante para evitar confusões da varíola dos macacos com outras doenças é observar o desenvolvimento de outros sintomas. Uma delas são as ínguas, protuberâncias ocasionadas pelo aumento dos gânglios linfáticos. O desenvolvimento de febre e mal-estar também são sintomas recorrentes nestes casos, que não necessariamente se repetem em outras complicações. Outro ponto, por exemplo, é identificar se a pessoa teve contato próximo com alguém infectado pelo vírus.

Tratamento

Na maioria das vezes, a dor pode ser adequadamente manejada com analgésicos, como dipirona ou paracetamol. “Se muito intensa, pode demandar uso de opioides, como tramal e codeína, ou mesmo internação para melhor controle da dor. Ressaltamos que se qualquer pessoa observar um dos sinais de alerta relacionados à varíola dos macacos, é importante procurar uma unidade de saúde imediatamente”, completa Camila.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Ingressos começam a ser vendidos dia 25 de agosto

Beleza

Se antes as manhãs eram vistas como território exclusivo de reuniões e rotinas apressadas, agora elas se tornam palco de um novo ritual: o...

Teatro

Espetáculo será apresentado de 2 a 5 de outubro, no Teatro Sesc Casa do Comércio

Música

 Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta, neste domingo, 24 de agosto, às 11h, mais uma edição do projeto OSBA Solar. O concerto faz parte da série que leva apresentações matinais...

Negócios

Público poderá degustar a puro malte do Grupo Petrópolis no show da dupla sertaneja

Cinema

Em O Mágico de Oz, a jovem Dorothy, que vivia em um mundo cinzento, precisa passar por uma aventura na Terra de Oz para...

Beleza

Depois do impacto meteórico do primeiro perfume de Kylie Jenner, que conquistou fãs no Brasil e no mundo em tempo recorde, a empresária volta...