A ativista cultural Solange Barreto , fundadora e presidente da Brasuca Show e organizadora da tradicional Festa de Yemanjá em Nice , na Riviera Francesa, será homenageada com o título Honoris Causa no dia 11 de outubro , em Lisboa, Portugal .
A cerimônia será conduzida pela Iyalorixá Branca de Yemanjá, uma das maiores referências do Candomblé em solo europeu, e também reconhecerá o trabalho e dedicação de Marcos dos Santos e Bárbara dos Santos, filho e irmã de Solange, que compartilham com ela a organização da festa e a missão de difundir a cultura afro-brasileira na Europa.
Radicada em Nice há 30 anos, Solange nasceu em Salvador e é referência na promoção da cultura e das tradições afro-baianas fora do Brasil. Idealizadora e diretora artística do Festival Cultural Yemanjá de Nice, realizado há quase 15 anos no verão europeu, que reúne anualmente cerca de 10 mil pessoas em uma celebração marcada pela fé, pela música e pela ancestralidade.
Com 35 anos de trajetória cultural, Solange Barreto ajudou a abrir portas para inúmeros artistas brasileiros na Europa, entre capoeiristas, músicos e grupos de dança, consolidando um legado de resistência e integração cultural. Em Salvador, conquistou títulos como Rainha do AraKetu e Rainha do Muzenza, antes de levar sua arte e sua força para o cenário internacional.
O reconhecimento Honoris Causa representa não apenas a trajetória individual de Solange, mas também o legado coletivo da família Barreto, símbolo de fé, cultura e identidade afro-brasileira na Riviera Francesa.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, beleza, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!
