Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Sustentabilidade

No Dia da Biodiversidade, Natura reforça urgência de um modelo regenerativo diante das mudanças climáticas

Empresa atua com impacto líquido positivo de R$ 50,5 bilhões para as pessoas e o meio ambiente na América Latina, contribuindo para regenerar territórios e relações

Foto | Divulgação Natura

O ano de 2025 tem sido um dos mais quentes da história. Até o momento, todos os meses superaram o limite simbólico de 1,5°C, meta do Acordo de Paris para conter os piores efeitos das mudanças climáticas, segundo dados do do Copernicus Climate Change Service (C3S) e do Berkeley Earth. Para mitigar esse cenário, a preservação e restauração da biodiversidade é essencial.  

Para a Natura, regenerar a biodiversidade significa ir além da conservação. “Não se trata apenas de frear a perda, mas de ampliar a capacidade de vida dos ecossistemas e das pessoas que neles habitam. Isso exige uma nova lógica de valor, que reconhece a natureza como fonte de regeneração e não de extração. É esse caminho que temos buscado construir todos os dias”, afirma Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura.

Assim, a Natura se compromete em conectar sucesso econômico a uma ambição mais arrojada de sustentabilidade, baseada na lógica da regeneração. Para a Natura, ser um negócio regenerativo é gerar impacto positivo direto por meio da própria atividade econômica, promovendo vida em indivíduos, comunidades, natureza e nas relações entre eles. Esse princípio orienta a Visão 2050, que norteia as decisões da companhia nas próximas décadas.

A transformação é ancorada no Integrated Profit and Loss (IP&L), metodologia que atribui valor monetário aos impactos socioambientais gerados pela empresa. Em 2024, o IP&L apontou um impacto líquido positivo de R$50,5 bilhões nas operações da Natura na América Latina. O dado representa R$2,50 em impacto positivo para cada R$1 de receita. A meta é atingir R$4 até 2030, com resultados positivos em todos os capitais avaliados: natural, social e humano.

Entre as iniciativas em curso está o SAF Dendê, sistema agroflorestal desenvolvido no Pará que combina o cultivo de óleo de palma com a recuperação de áreas degradadas. Na safra 2024/2025 o projeto chega a 650 hectares e tem meta de expansão para 45 mil hectares até 2035. O modelo, desenvolvido em parceria com instituições como a Embrapa e a Camta, contribui para o sequestro de carbono, aumento da biodiversidade e duplicação da renda de agricultores em comparação ao monocultivo.

Outro exemplo é a cadeia da linha Ekos Cacau, lançada neste ano com produtos de alta performance cosmética e estruturada com base no cultivo agroecológico e no aproveitamento integral do fruto, envolvendo 189 famílias no Pará. A proposta combina geração de renda com uso sustentável de bioativos da floresta.

A Natura também ampliou os mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais. Em 2024, foram repassados R$ 1,9 milhão a comunidades fornecedoras, evitando a emissão de 68 mil toneladas de CO₂. A parceria com o projeto RECA, em Rondônia, já beneficiou mais de 270 famílias e contribuiu para conservar 2.650 hectares de floresta.

Outro marco de 2024 foi a emissão de debêntures atreladas ao desenvolvimento de bioativos da Amazônia. A operação levantou R$1,32 bilhão com participação da International Finance Corporation (IFC) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atrelando metas de sustentabilidade aos investimentos. A iniciativa foi reconhecida no prêmio Environmental Finance’s Sustainable Debt Awards 2025, na categoria ‘Título empresarial de sustentabilidade do ano’. 

A atuação da Natura na Amazônia, iniciada há 25 anos com o desenvolvimento da linha Ekos, envolve hoje 45 comunidades agroextrativistas, superando antecipadamente a meta estabelecida até 2030. Mais de 10 mil famílias foram impactadas em 2024, com R$48,5 milhões em recursos compartilhados, sendo R$24,5 milhões destinados à compra de insumos da sociobiodiversidade.

“Todas essas ações são construções ao longo dos anos que priorizam o desenvolvimento sustentável e econômico da sociobiodiversidade. A missão da Natura é transformar desafios ambientais em oportunidades de negócios. Em vez de atuar apenas para mitigar impactos, a proposta é contribuir ativamente para restaurar ecossistemas e fortalecer os territórios onde operamos”, finaliza Pinhati.

Leia mais

Gastronomia

A renomada marca de vinhos Marques de Casa Concha, pertencente à emblemática vinícola Concha y Toro, comemora meio século de história e qualidade com...

Música

A renomada dupla infantil, Tiquequê, está de volta aos palcos de Salvador, no Teatro SESC CASA DO COMÉRCIO com um show inovador e totalmente...

Gente

Peu Magalhães e Iryna Podusovska, empresários que fazem parte do Grupo RED, acabam de voltar de Nova York como os únicos representantes da Bahia na...

Gente

Após quase um mês atracado em Murmansk, na Rússia, o navegador Aleixo Belov se prepara para retomar sua ousada Expedição Passagem Nordeste 2025. A...

Gente

Sucesso no Brasil, turnê chamou a atenção do jornal norte-americano

Gente

Evento “Tudo OQUEI na Bahia” reúne Cheiro de Amor e Negra Cor em noite marcada por música, celebração, orgulho baiano e os 40 anos...

Música

Aclamada como uma das grandes intérpretes da música brasileira contemporânea, Roberta Sá comemora duas décadas de carreira com a turnê “Tudo Que Cantei Sou”,...