Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Negócios

Dia do Cliente: Grupo baiano inova com soluções para principal problema no atendimento do setor de restaurantes

Food Qualy completa 10 anos de mercado com hub de serviços

Foto | Divulgação

Grupo Food Qualy, que acaba de completar 10 anos no mercado de consultoria para bares e restaurantes, inova mais uma vez com seu hub de serviços, composto por três soluções personalizadas para cada modelo de negócio: Restaurante Lucrativo, Restaurante Seguro e Restaurante Encantador.

No último caso, o foco do Restaurante Encantador é encontrar soluções em experiência do cliente, dando especial atenção ao atendimento de excelência. O objetivo é aumentar a satisfação e fidelização de cliente, cujo dia é celebrado no próximo domingo, 15 de setembro, e, com isso, impulsionar o ticket médio e as vendas agregadas.

“Quem nunca se sentiu abandonado pelo garçom ou até foi maltratado por algum funcionário em um bar ou restaurante? Infelizmente, essa é uma realidade muito comum para quem costuma realizar refeições fora de casa e é recorrente do restaurante mais popular ao mais sofisticado”, destaca Acácio Sacerdote, consultor e sócio fundador da empresa.

Segundo ele, menos de 10% dos garçons que estão atuando em bares e restaurantes são vendedores natos, o que torna ainda mais importante capacitá-los em relação à postura profissional e às técnicas de vendas.

“É fundamental que a equipe de atendimento, que vai dos gerentes e maîtres aos garçons, atendentes e cumins, deixem de ser meros tiradores de pedidos. Eles precisam se ver como vendedores de verdade, encantando o cliente que chega para comer”, reforça Sacerdote, ciente de que a realidade no mercado está bem longe da satisfatória.

“Muitos empresários da área, por conta da escassez da mão de obra, acabam contratando garçons ou ajudantes direto para o salão, sem fornecer qualquer orientação sobre atendimento adequado”, explica, ressaltando que a mão de obra do setor normalmente não é qualificada e acaba sendo o primeiro emprego de muitas pessoas.

Segundo o consultor, treinar os colaboradores demanda trabalho, tempo e investimento, mas é de suma importância para o crescimento do negócio. “Pior do que treinar um funcionário e vê-lo indo para o concorrente é não treina-lo e mantê-lo atendendo mal e perdendo oportunidades de vender e fidelizar clientes para o seu restaurante”, reflete Acácio.

Restaurante Encantador

Com uma das linhas de trabalho da Food Qualy, busca-se padronizar o atendimento de acordo com o público-alvo do estabelecimento, elaborando e implantando fluxos e rotinas que aprimorem os processos de trabalho no atendimento ao público. Com isso, agrega-se estratégias de pós-venda para retenção e fidelização dos clientes, possibilitando uma experiência personalizada ao cliente final.

“Conquistar um novo cliente requer estratégias de marketing que podem custar de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente atual satisfeito”, pondera Acácio, que considera como primeiro passo a identificação do padrão de atendimento dos garçons da casa, antes da adoção das estratégias.

Após o diagnóstico profissional de atendimento é que a consultoria parte para soluções, como estudo de cardápio, treinamentos de técnicas de venda, elaboração de manual de padronização de atendimento e capacitação de lideranças de atendimento, por exemplo.

Resultados

Nestes 10 anos no mercado, a Food Qualy já atendeu mais de 300 bares e restaurantes em todo Brasil, com aproximadamente 5 mil colaboradores treinados. Nos principais clientes, como Hotel Fasano, Boi Preto, Ki-Mukeka, Barraca do Loro, La Pulperia, Pecorino, Cantina Volpi, Alfredo’ro e Bella Napoli, registrou-se melhoria significativa nas avaliações dos clientes e incremento médio de 50% nas vendas agregadas dos clientes.

Leia mais

Gente

Após participar do Festival Internacional de Cinema de Veneza e ser presença garantida na New York Fashion Week assim como Milão e Paris, a...

Gastronomia

Além da comida dos santos gêmeos, servida no restaurante todos os dias do ano, o público pode desfrutar também do 'Menu Experiência da Comida...

Salvador

A imaginação vai rolar solta no Lego Experience, que fará breve temporada no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, a partir desta sexta-feira (13). A...

Moda

Evento acontece em dois finais de semana e é o local ideal para ousar

Música

Fãs vão precisar de paciência, pois o show é só em outubro de 2025

Gastronomia

Criada e produzida pela equipe do restaurante Pasta em Casa, a 5ª edição da Festa de San Gennaro vai acontecer no dia 21 de...

Música

Para marcar uma das festas mais tradicionais da Ilha, em comemoração ao padroeiro Nosso Senhor da Vera Cruz, o Village Itaparica promove neste sábado...

Gastronomia

Evento vai movimentar o Mercado do Rio Vermelho