O Artist In Casa é um programa do UXUA Casa Hotel & Spa que desde sua abertura em 2009 convida artistas do mundo inteiro para vivenciarem a cultura e história de Trancoso, criando e expondo seus trabalhos em diferentes áreas do hotel, no coração do Quadrado Histórico.
O jornalista gastronômico Nicholas Gill é o mais recente convidado e produziu um extenso material de fotos e textos durante a sua experiência na vila. Em meio a inúmeras entrevistas Nicholas visitou mercados da região, carrinhos de comida e saiu para pescar em companhia dos pescadores locais.
O objetivo do jornalista era poder desfrutar da experiência gastronômica completa de Trancoso, coletando não apenas os seus relatos, mas também um leque de fotos profissionais de cada momento vivenciado.
Fundador do blog New Worlder, Nicholas pretende alimentar seus posts com dicas sobre a culinária baiana e compartilhar artigos sobre a cena gastronômica local que serão publicados em grandes veículos internacionais.
Além disso, o jornalista planeja dedicar uma parte de seu livro sobre “destinos da América Latina com roteiros gastronômicos interessantes” às experiências vividas no UXUA. O fundador do hotel, o designer Wilbert Das, afirmou que a estadia de Nicholas foi essencial para o programa Artist In Casa, “com a visita de Nicholas pudemos celebrar a arte da gastronomia através da maneira como ele escreve lindamente e com paixão sobre a culinária baiana, e claro, também por meio de suas fotografias espetaculares”.
Reconhecimento
A culinária de Trancoso já vem sendo reconhecida internacionalmente desde que o Instituto de Educação Culinária de Nova Iorque (ICE) passou a oferecer cursos com a aula “Sabores de Trancoso”, após visita de docentes ao vilarejo em 2016.
Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre a culinária baiana e botar receitas em prática, e recentemente o instituto anunciou que no próximo semestre a aula continuará sendo essencial para a grade horária. A promoção da cultura gastronômica é uma das mais importantes tendências no turismo e Trancoso é referência nesse segmento.
Outros nomes que já participaram do programa Artist In Casa são: os italianos Antonio Riello, Marcantonio Raimondi Malerba e Mauro Zolin, os brasileiros Rodrigo Almeida e Lucas Simões, a fotógrafa norte-americana Melanie Dunea, o designer holandês PeterKempkens, o pintor Machteld Schouten, a dupla Diederik Verbakel e Machteld Schouten e o artista Mark Inglis. Fortemente inspirado pelas artes plásticas, o UXUA conta com a ajuda dos artesãos locais e é reconhecido por seu comprometimento com a cultura, meio ambiente e o localismo do sul da Bahia.
