Líder no ensino de artes culinárias e gestão de hospitalidade no mundo, o Le Cordon Bleu está dando um passo de expansão sem precedentes em seus quase 130 anos de história. Em setembro será inaugurado o Culinary Village, um espaço multiuso de experiências híbridas e ao vivo de 700 metros quadrados, em complemento à escola.
O projeto nasceu para oferecer uma experiência Le Cordon Bleu diferenciada, no Brasil e no mundo, diversificando as atividades para receber pessoas e parceiros em um ambiente multicultural, que proporciona o encontro entre pessoas, culturas e negócios vindos de diferentes horizontes. O conceito de aldeia, em que os habitantes são os “aldeões”, é o propósito empresarial de apresentar o espaço para integrar os diferentes públicos.
Segundo o chef francês Patrick Martin, diretor técnico responsável pela implantação do Le Cordon Bleu no Brasil, trata-se de um modelo de negócio totalmente novo, que ampliará o ecossistema de atuação do instituto para promover conexões e aproximar parceiros, marcas, empresas e pesquisadores da gastronomia e das artes culinárias em uma experiência múltipla e 360º. Mais do que isso, o Culinary Village contribui para a memória cultural da cidade, oferecendo ao público um espaço de convivência e conhecimento compartilhado em torno da gastronomia. “É um guarda-chuva que pode abrigar diversos tipos de atividades em um local aconchegante, versátil e convidativo, como uma verdadeira vila – daí a inspiração para o nome”, explica.
O chef destaca que o Brasil foi escolhido para lançar a iniciativa inédita por ter um mercado dinâmico e aberto a novidades. “Sempre vemos potencial de expandir ainda mais no Brasil, depois de cinco anos crescendo em vários aspectos e de uma forma muito interessante”, diz, lembrando algumas ações bem-sucedidas por aqui, como a implantação do diploma de cozinha brasileira, o programa de TV diário no canal TV Sabor & Arte e a parceria com a ecossistema Ânima no ensino superior da Universidade Anhembi Morumbi na Vila Olímpia. “O Culinary Village significa que o Le Cordon Bleu está chegando ao mercado brasileiro de forma inovadora e diferenciada”, finaliza.
Também este ano, Ofner e Le Cordon Bleu firmaram um contrato de longo prazo para o desenvolvimento conjunto, atualização, co-branding e implementação de uma série de novos produtos nas lojas Ofner. Somando uma expertise de 200 anos, a renomada escola francesa e a tradicional marca de confeitaria assinam agora uma coleção de sobremesas modernas, revisitadas e clássicas, panetones, linhas sazonais e comemorativas, além de o Le Cordon Bleu participar do cardápio fixo da marca paulistana.
Com vocês, o Culinary Village do Le Cordon Bleu
Com parceiros de referência como Miele, Macom, Florence, Líder, Ramalhos, Schipper e Winterhalter, entre outros, um dos espaços da Culinary Village é a Cozinha de Experiências e Inovação, uma área para atividades multiculturais e culinárias. Este é um novo conceito de cozinha, priorizando um design e ambiente modernos e polivalentes. Empresas e clientes poderão utilizar o local para a realização de eventos personalizados, contando com o serviço de catering próprio da escola.
Para vincular com a cozinha de experiências, o Culinary Village Salon, sala de convívio equipada como um lounge restaurante, vai receber degustações de vinhos, reuniões polivalentes, almoços e jantares e atividades de grupo, além de oferecer aulas práticas de serviço e hotelaria apoiadas por uma cozinha de produção no local.
O Le Cordon Bleu Café, em parceria com a Kofi & Co, especializada em experiências com café, oferecerá a visitantes e estudantes um serviço diário completo de café da manhã, almoço, jantar e lanches. A Kofi & Co apresentará um menu com um toque do Le Cordon Bleu. Há ainda um terraço aberto que vai acomodar os “villageois” para uma experiência de degustação de Le Cordon Bleu ao ar livre. Já a Le Cordon Bleu Boutique, localizada em um espaço anexo ao café,terá uma coleção de produtos de gastronomia e lifestyle licenciados em formato de collab com marcas renomadas.
O importante legado e herança pessoal da renomada escritora e jornalista Nina Horta será representado por mais de 2,5 mil livros disponíveis para consulta, além da exposição de equipamentos, móveis e utensílios de cozinha que pertenceram à autora. Será uma das principais atrações do Culinary Village, com o nome de Biblioteca e Memorial Nina Horta, que tem também a função de servir como espaço de encontro de leitores e pesquisadores de gastronomia e um novo polo da cidade para o lançamento de livros e saraus de escritores.
Outra novidade que visa atrair o público para o convívio e efervescência cultural é o Culinary Village Coworking Quartier, instalado no mezanino, com estrutura para receber startups, pessoas físicas, empresas, reuniões e outros. A inauguração oficial da Culinary Village está marcada para o dia 21 de setembro, com um coquetel para convidados que contará com a presença de M. André Cointreau, presidente e CEO do Le Cordon Bleu Internacional, e Marcelo Bueno e Daniel Castanho, co-fundadores da Ânima Educação, entre muitos outros convidados e autoridades importantes.