Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Nutricionista dá dicas sobre como consumir chocolate na Páscoa sem excesso

Especialista reforça que os chocolates com maior teor de cacau são os mais indicados para consumo

O chocolate é um dos queridinhos dos brasileiros. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB) aponta que 75% dos brasileiros consomem uma média de 1 a 2 quilos da iguaria por ano. E durante o período da Páscoa esse consumo tende a aumentar. Mas existe riscos quando há um consumo excessivo?

Quando consumido de maneira correta, associado a uma dieta balanceada, o chocolate pode oferecer benefícios para a saúde, como o combate ao envelhecimento e a melhora do humor, além de ser rico em teobromina, um antioxidante que tem grande relevância na nutrição do organismo. O consumo do alimento entra em alerta quando ele é feito de maneira excessiva.

O nutricionista Jonathan Merlo lista alguns dos perigos desse consumo excessivo de chocolate. “Diferentes indivíduos toleram quantidades diferentes de chocolate. Alguns sinais de exagero podem ser vistos em sintomas como diarreia, dor de cabeça, euforia e alta produção de gases”, alerta o especialista.

O especialista afirma que o alerta deve ser maior quando falamos sobre crianças. Para este público o ideal é o consumo de chocolates com teor de cacau acima dos 50% e o mínimo de ingredientes possíveis.

Chocolate meio amargo é mais recomendável
Para quem não quer abrir mão da iguaria durante a Páscoa, é importante ficar atento ao teor de cacau. Quanto maior a quantidade de cacau e menor quantidade de ingredientes, melhor o produto faz para a saúde.

O chocolate meio amargo é feito a partir de uma combinação entre cacau, manteiga de cacau e açúcar, não levando o leite em sua composição. Por esse motivo, esse é o tipo que oferece mais benefícios. O ideal é preferir as opções que contenham pelo menos 50% de cacau.

Já a opção ao leite possui um teor alto da gordura derivada da bebida láctea – o que resulta em seu sabor mais adocicado. Outra opção muito comum no mercado, o chocolate branco sequer possui cacau em sua composição, sendo uma mistura de manteiga de cacau, leite e açúcar. Apesar disso, segundo a ABICAB, a preferência dos brasileiros é pelo chocolate ao leite, em seguida o branco e em terceiro o meio amargo.

Mas é possível fazer o consumo do chocolate sem prejudicar a sua saúde. “A iguaria pode ser consumida de forma estratégica após o almoço, em refeições pré-treino e após o treino também. Lembrando que devemos evitar o chocolate no período da noite, já que o mesmo tem ação dopaminérgica e pode afetar o sono”, comenta o nutricionista.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Será a primeira vez da banda na Bahia

Viagem

A LATAM Airlines Brasil está no centro de uma nova controvérsia após implementar uma política que restringe o acesso ao banheiro frontal de suas...

Música

A Concha Acústica viveu uma noite inesquecível neste domingo (23). Com ingressos esgotados, Os Paralamas do Sucesso levaram à capital baiana o espetáculo “Paralamas...

Música

No dia 1º de fevereiro, às 15h, Saulo Fernandes comanda mais uma edição do projeto Saulo Som Sol, que vai acontecer pela primeira vez...

Gastronomia

O Santuário do Senhor do Bonfim, um dos mais importantes símbolos religiosos e culturais do Brasil, acaba de lançar dois vinhos exclusivos que serão...

Gente

Documentário sobre a trajetória do fundador da Perini destaca o talento do galego de fazer amigos

Música

O cantor e compositor Alexandre Peixe promete deixar os festejos de Natal ainda mais especiais em Salvador. O artista vai comandar, um ano, a...

Gente

Categoria do ranking francês premia os chefs mais promissores de 2026