A pouca idade, 24 anos, pode surpreender quem olha para o jovem Charbel Tauil no comando do hotel Solar do Imperador, em Porto Seguro. Mas, a conversa com o Bahia Social Vip revelou que, por trás da jovialidade, há um empresário com objetivos claros e estratégia, que deve transformar a propriedade hoteleira em um dos principais da Bahia. Confira abaixo:
Você chegou há pouco mais de dois anos, ou seja, em plena pandemia. Como você conseguiu colocar o hotel entre os 10 melhores de Porto Seguro?
Quando cheguei em março de 2022, rodei uma pesquisa de satisfação para aproximadamente mil e quinhentos hóspedes e todos os funcionários, precisava saber qual era o ponto de vista deles. Usei o lema manter a cultura e inovar na gestão, pois precisávamos ter uma condução diferente durante os períodos mais complicados para que pudéssemos sair mais fortes. O ponto crucial era saber como nossos clientes e colaboradores nos percebiam, identificar os pontos de melhorias e trabalhar para melhorar, porém, de forma mais assertiva. O NPS passou a ser crucial para o nosso time.
Quais foram os maiores desafios?
Quando assumi tinha 21 anos pra completar 22, logo me deparei com colaboradores com esse tempo de casa. Aquele momento foi fundamental para trazê-los para parte da estratégia e o aumentar o sentimento de pertencimento da equipe. Sem dúvida nenhuma passar pela pandemia foi um baita desafio.
O Hotel saiu de 40 apartamentos para 104, como foi feita essa mudança? Construi um anexo?
A história do Solar do Imperador é um case de empreendedorismo. A construção dos primeiros quartos foram oriundas da venda de uma loja de tecido, quando a ideia dos meus avós era uma casa de férias para a família e se aposentarem, quando piscaram os olhos já estavam imersos novamente no mundo dos negócios começando ali um protagonismo no turismo de Porto Seguro. A expansão do hotel foi feita dentro do próprio terreno aonde anos depois na área ao lado foi levantada uma área exclusiva para eventos.
Quais os diferenciais do hotel?
A essência do hotel Solar do Imperador é a história que sua estrutura conta. Somos um hotel de charme inspirado na historia do Brasil império, de fato todos os hóspedes tem uma experiência imperial, isso acompanha o sentimento de sentir-se em casa, mesmo com a ocupação 100%, enfatizamos o atendimento personalizado a cada hóspede.
Vi que sua meta é estar entre os Top 5, o que pretende fazer para chegar até lá e, quem sabe, atingir até o topo?
A pessoalidade é o fator chave na experiência do cliente. Temos a mentalidade de equipe de alto rendimento quando falamos de excelência em atendimento e hospitalidade. O trabalho em equipe e o atendimento cada vez mais personalizado é o que nos levará a excelência e referência na região.
Você se inspira em algum hotel no mundo?
O Solar do Imperador por si só já é uma inspiração. A nossa missão para entregar uma estadia e experiência de realeza é nossa estrela guia todos os dias.
Você pensa implantar a marca em outras regiões do País, então qual seria a próxima região que você gostaria de ter um hotel da mesma bandeira que o seu?
A estrutura do Solar do Imperador é única, mas a sua forma de fazer hospitalidade pode ser replicada. Nossos processos internos foram muito bem estruturados para termos também uma experiência para nossos colaboradores, acredito que para termos um momento mágico para nossos hóspedes, antes precisa ser mágico para nossos colaboradores. E isso pode ser replicado. Estou iniciando a CST hotels, e o nosso core business é construído justamente nessa base.