Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Viagem

Com 75% de crescimento em outubro, GOL mostra que Salvador é estratégica na retomada

Foto | Divulgação

Desde o início da retomada dos voos, a GOL é a companhia aérea que mais investe no Salvador Bahia Airport. Segundo o Diretor de Planejamento de Malha da GOL, Rafael Araújo, a empresa pretende investir ainda mais na capital nos próximos meses. “Salvador é o nosso bebê hub. É o que chamamos internamente de cidade foco. A gente decidiu que o viés de conectividade ia estar muito presente aí. A gente espera que esse bebê cresça, fique forte e um dia se torne um hub de fato”, revelou o executivo, respondendo a uma provocação de um espectador da live Aerotalks, ocorrida na tarde da última segunda-feira (5).  

A conversa foi promovida pelo Salvador Bahia Airport em seu canal do You Tube e também contou com a participação de Gonzalo Romero, Diretor Brasil da Air Europa; Pedro Asenjo, Diretor de Vendas e Ancillary da JetSMART; e Julio Ribas, Diretor-Presidente do Salvador Bahia Airport. A mediação foi da jornalista Patrícia Abreu. Os executivos debateram a retomada da aviação e as oportunidades e desafios gerada por ela.  

Atualmente, a GOL voa para 19 dos 20 destinos domésticos em operação do Salvador Bahia Airport. Somente no mês de outubro, houve 75% de crescimento em relação ao mês anterior, dando continuidade a um movimento iniciado ainda no mês de julho.  “Salvador renasceu diferente para a gente. Quando a gente fez um encolhimento da malha em abril aproveitamos o espaço deixado pelas concorrentes”, revela Rafael Araújo sobre a estratégia da companhia para a retomada. Em novembro, a companhia terá retomado mais de 90% da oferta de assentos que tinha no mesmo período do ano passado.  

Segundo Julio Ribas, Diretor-Presidente do Salvador Bahia Airport, o equipamento está pronto para comportar esses aumentos significativos de demanda, não somente por conta dos protocolos de biossegurança bem estabelecidos, mas também por conta do legado das obras de renovação e ampliação. “A gente tem o novo píer, novas pontes de embarque. Mas não é só isso. A equação é muito mais complexa. Você precisa de espaço de pátio de estacionamento, de manobra. Tudo isso foi ampliado enormemente. É algo que o passageiro não vê, mas é o que permite que a gente receba esse aumento de demanda”, ressalta.  

Retomada 

No mesmo sentido da GOL, Pedro Asenjo, diretor de vendas e ancillary da JetSMART aponta que o “gap” existente no mercado de aviação por conta da pandemia será usado pela companhia para crescer. “Vemos essa crise como uma oportunidade. Seguramente, seremos o segundo transportador na Argentina com a saída da Latam. Um dos negócios que estamos olhando é o transporte de cargas e vamos abrir operações domésticas no Peru. E seguramente teremos uma ampliação de mercados domésticos para Brasil e Colômbia”, revelou o executivo sobre os planos da companhia.  

Julio Ribas, diretor-presidente do Salvador Bahia Airport, destacou que são esses movimentos de crescimento que permitirão a volta a índices “normais” de tráfego e movimentação de passageiros antes do imaginado. “No Brasil, a maior parte do mercado é doméstico.  Devido às suas dimensões, não é simples você transitar por carro e não temos trens que substituam”, apontou. 

Ainda sobre as oportunidades geradas pela pandemia, o Diretor Brasil da Air Europa, Gonzalo Romero, pontou que o transporte de cargas se mostrou uma alternativa de renda para as companhias que continuaram voando. “Temos tido um grande índice de ocupação nos porões com cargas. Isso se deve muito à redução geral dos voos. O negócio de carga está crescendo, pois tem grande demanda nas nossas operações internacionais. No futuro, vai ganhar mais participação”, apontou o representante da aérea, destacando que o transporte de insumos humanitários (como máscaras, medicamentos e equipamentos médicos) teve participação importante neste movimento de mercado.  

Confiança e Segurança 

Os executivos foram unânimes ao afirmar que o principal desafio neste momento é mostrar ao consumidor que é seguro voar. “É um desafio que temos como indústria, fazer o passageiro viajar de novo.  Dar a confiança e a segurança. O fato é que estudos do MIT e Harvard mostram de que a probabilidade de ser contagiado no avião é muito baixa”, citou Pedro Asenjo, Diretor de Vendas e Ancillary da JetSMART.  

Gonzalo Romero, diretor geral da Air Europa no Brasil, apontou que a companhia tem investido para garantir ao passageiro tranquilidade em seu deslocamento. Tem desenvolvido os canais digitais, alterando o seu serviço de bordo e estimulando os passageiros a despacharem a bagagem de mão sem custo adicional.  “A indústria da aviação desde que nasceu é muita segura. A indústria sabe como fazer isso”, disse.  

Já no Aeroporto de Salvador, além de medidas sanitárias estabelecidas em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, algumas novidades devem chegar em breve. Um exemplo é o projeto de check-in biométrico, que já está bastante avançado. A iniciativa permitirá que o passageiro embarque apenas por biometria facial, ou seja, uma “selfie” que comprove a sua identidade.  

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gastronomia

Evento acontece no último sábado de cada mês, das 12h às 16h, com buffet completo de feijoada, programação musical e opções vegetarianas

Moda

A Mizuno lança no Brasil a linha de supertênis Hyperwarp, desenvolvida para corredores que buscam desempenho em treinos rápidos e provas de alta intensidade....

Gente

Em celebração ao dia de Iemanjá, a Casa Su Misura realiza, entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro, uma ação especial...

Música

Apresentação gratuita será no Palco Arara, na Praça Maria Felipa

Gastronomia

Espaço funciona todos os dias, das 12h às 22h

Moda

Inspirada em Miami, metrópole vibrante com intensa vida à beira-mar, Carol Bassi apresenta a primeira cápsula de Resort, parte da coleção de verão Destinos. Com peças versáteis e elegantes, que traduzem...

Gente

Marcello Antony está em Salvador e, nesta quarta-feira, 21, conheceu de perto a fábrica da Tidelli. À tarde, ele almoçou no Casaria Salvador, no...