Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Exposição

CAIXA Cultural Salvador apresenta primeira exposição individual da artista Yacunã Tuxá

Mostra reúne 25 obras em múltiplas linguagens e fica em cartaz até maio, com visitação gratuita

Foto | Divulgação

A CAIXA Cultural Salvador recebe, a partir do dia 10 de fevereiro (terça-feira), a exposição Toda Árvore Tem Raiz, primeira mostra individual da artista indígena Yacunã Tuxá. Reunindo 25 obras em diferentes linguagens e suportes, como pintura, fotografia, poesia, muralismo, escultura, lambe-lambe, vídeo mapping e performance, a exposição permanece em cartaz até 10 de maio, com visitação gratuita.

O projeto parte da trajetória da artista indígena do povo Tuxá de Rodelas, na Bahia, marcada por deslocamentos forçados e resistência. Os trabalhos expostos estabelecem um diálogo entre o analógico e o digital, propondo uma reflexão sobre memória, identidade, urbanidade e território a partir da metáfora das raízes como guardiãs de histórias coletivas e individuais.

A curadoria é assinada por Naine Terena e Vera Nunes, em diálogo com a artista, e propõe uma experiência expositiva que articula identidade indígena com contextos culturais dos não indígenas, criando um percurso imersivo que convida o público a refletir sobre os atravessamentos vividos por corpos indígenas, seus territórios e sua espiritualidade.

A mostra incorpora elementos simbólicos como o rio, a canoa e a Jurema, planta sagrada que atravessa a mostra como eixo espiritual e político. O feminino indígena emerge como estrutura fundamental, afirmando as mulheres como raízes profundas da terra, sustentando histórias de resistência, cuidado e reinvenção.

“‘Toda Árvore Tem Raiz’ é um espaço de afirmação da força irrefreável da memória e do pertencimento. Nas obras em exposição, as mulheres ocupam o centro do território das lembranças. A multiplicidade de linguagem criativa que apresento neste projeto introduz algo simples: é impossível sintetizar a pluralidade subjetiva das existências indígenas.”, destaca Yacunã Tuxá. “Entre aldeia e cidade, com as mãos moldando o barro ou segurando uma filmadora, a presença dessas mulheres, ao longo da história, articulou e articula resistências variadas, algumas até invisíveis, mas todas potencialmente criativas e transformadoras.”, afirma a artista.

Leia mais

Música

Apresentação gratuita será no Palco Arara, na Praça Maria Felipa

Música

Banda vai comandar o samba no espaço

Música

Salvador será palco de um encontro histórico da música baiana no dia 09 de fevereiro de 2026 (segunda-feira), às 20h30, na Casa Rosa, no Rio Vermelho, com a realização...

Gente

O Carnaval começou mais cedo para Fábio Sande. Na tarde da última terça-feira (27), o estilista e carnavalesco reuniu convidadas e nomes ligados à...

Gente

Especialista em harmonização facial há 14 anos, transformando vidas, a mestre, professora e empresária, Drª Heliana Santiago, está em Paris, onde participa do IMCAS...

Beleza

Rotina de proteção, reconstrução e nutrição ajuda a preservar o brilho e a estabilidade da cor durante a estação