A culinária contemporânea da Bahia será apresentada aos vienenses pela dupla Fabricio Lemos e Lisiane Arouca, chefs do Origem, premiado restaurante de Salvador (atual 68º colocado do LATAM 50 Best), nos dias 12 e 13 de novembro. Eles foram convidados pelo chef brasileiro radicado na Áustria Kias Burget para produzir dois jantares a 6 mãos no restaurante Kias, em Viena.
Nascido em Brasília, Kias Burget já vive fora do país há 25 anos. Dançarino de formação e apaixonado por cozinhar, aos poucos foi se envolvendo e criando releituras de receitas brasileiras em Viena, até abrir, em 2020, o seu próprio restaurante, que leva seu nome. No Kias, cria pratos que mesclam influências brasileiras e austríacas.
As cozinhas de Fabricio, Lisiane e Kias se encontram na valorização do uso de ingredientes frescos, sazonais e regionais. Para o menu do jantar com os chefs baianos, Kias trará um croquete de frango acompanhado de maionese de pequi COMO entrada e crudo de truta arco-íris com aguachile de pimenta biquinho, tomate fermentado, botarga caseira e azeite verde como prato principal. Para começar, Fabricio servirá um caldo de mariscos com tartelete de peixe com gel de caju e abacate e, como prato principal, a escolha do chef será seu agnolotti de vatapá com camarão no molho de moqueca com espuma de coco e beiju. A sequência será finalizada com uma criação de Lisiane Arouca. Sua escolha para a ocasião é a ‘Jabuticabeira’, sobremesa que faz parte do atual menu do Origem, ‘Recôncavo’. Leve e refrescante, ela combina três tipos de sorvete: de jabuticaba, de uva preta e iogurte, sobrepostos por uma tuille de batata roxa.




















