Até quinta-feira (30), Salvador reúne os principais atores do setor mineral do Brasil e do mundo para pensar sobre avanços, oportunidades e desafios da atividade durante a EXPOSIBRAM – Expo e Congresso Brasileiro de Mineração. Empresa atuante no fomento à mineração sustentável e inclusiva no Estado da Bahia, a Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM) participou da cerimônia de abertura, realizada no Centro de Convenções Salvador.
Além de representantes de mineradoras de atuação global, de players de serviços e produtos, profissionais e pesquisadores do Brasil e do exterior, a solenidade de abertura atraiu ainda lideranças governamentais, institucionais e empresariais do País, confirmando o relevante momento de expansão da mineração baiana e a importância dos minerais críticos e estratégicos no cotidiano mundial, notadamente na transição de uma economia fóssil para uma sociedade de base renováveis.
Nova era mineral
“Estamos vivendo uma espécie de renascimento com a questão mineral e eu confesso que, nesses três anos e meio à frente do IBRAM, nunca poderia pensar que nós atingiríamos a dimensão que chegamos em termos minerais, de nos tornar a questão central geopolítica do mundo”, destacou Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), entidade promotora do evento, que tem como apoiadores master o Governo da Bahia e a Companhia Baiana de Produção mineral (CBPM).
Diálogo com a sociedade
Também presente, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, demonstrou surpresa com a grande demanda por esta edição, a ponto de, pela primeira vez, ocupar totalmente o centro de convenções. A inscrição de 12 países e a representação política de todos os estados da federação foram outros pontos que contribuíram para que ele classificasse a edição como um momento histórico.
“Tive que trazer esta EXPOSIBRAM para a Bahia para que a gente possa criar um ambiente de interlocução e diálogo com a sociedade. Nós sabemos que o tema mineração sofre um preconceito, por conta da forma que foi feita no passado e da falta de diálogo social”, disse o governador, destacando os esforços da CBPM para inovar, fortalecer e estabelecer pontes com governo federal, empresas e demais entidades da cadeia mineral.
Políticas de desenvolvimento territorial
Enfatizando o papel do Estado na construção de políticas de desenvolvimento territorial inclusiva e sustentável por meio de parcerias com a iniciativa privada e a reconfiguração da CBPM, o presidente do órgão, Henrique Carballal, afirmou que “a emergência climática nos impõe, ao Brasil e à Bahia, a condição de estarmos todos preparados para lavrar esses minerais críticos que Deus deu à Bahia”.
Ele também destacou que o solo baiano aliado à sua força trabalhadora tem condições de ser uma locomotiva da transformação energética dada a diversidade de minérios, atraindo investimentos, fortalecendo a indústria, diversificando o processo produtivo.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, beleza, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!




















