A Orla Brasil tem em seu DNA a dedicação ao desenvolvimento sustentável e à gestão qualificada de orlas e parques urbanos, e segue promovendo importantes avanços no novo Parque Urbano da Orla Pituaçu. Com foco na valorização do espaço público, inclusão social e fortalecimento da economia local, diversas ações já estão em andamento na região.

Entre os destaques está a assinatura do contrato dos primeiros operadores que irão atuar na nova orla, com a presença da Associação dos Trabalhadores da Orla Pé de Areia – ASTOP Bahia. Os operadores de praia agora passam a atuar como Microempreendedor Individual (MEI), o que garante uma série de benefícios previdenciários, credibilidade e profissionalismo, tributação simplificada e de baixo custo, podendo oferecer seus serviços de forma mais estruturada e com oportunidade de crescimento.
Capacitação
Uma das iniciativas voltadas aos operadores da orla de Pituaçu é a capacitação de todos os profissionais por meio de uma parceria com a Faculdade Estácio via Instituto Yduqs. A ação, que já fazia parte do projeto de transformação da orla de Pituaçu conduzida pela Orla Brasil, tem como proposta capacitar e integrar todos os profissionais ao novo modelo como microempreendedores, com treinamentos técnicos que visam elevar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos, valorizando o papel que os operadores desempenham na orla.
Durante uma semana, de segunda a sexta (8 a 12 de setembro) e com carga horária de 30 horas, os operadores passarão por um treinamento teórico e prático com temas diversos e importantes visando a qualificação do atendimento para este novo momento de reestruturação da orla da capital baiana. Esta iniciativa da Orla Brasil tem o propósito de oferecer aos operadores um conteúdo programático com conceitos de empreendedorismo, além de temas como vigilância sanitária, gestão financeira do negócio, técnicas de vendas, gestão de capital de giro, gestão de sustentabilidade e técnicas de economia circular. Regras municipais e estaduais, história de Salvador e perguntas e respostas práticas em inglês e espanhol também fazem parte deste primeiro treinamento.
“Este momento foi pensado detalhadamente e temos certeza de que contribuirá para ampliar o acesso à informação e à capacitação dos empreendedores locais. Estamos comprometidos em transformar a Orla de Salvador no melhor local de turismo e lazer da cidade, com melhoria na qualidade dos serviços e bem-estar para quem irá trabalhar e para quem circular pelas praias”, ressalta Eduardo Sampaio, diretor da Orla Salvador.
Os operadores que participarem da qualificação receberão certificado ao final da etapa e, na segunda quinzena de setembro, receberão um kit praia completo para início das atividades.
Outro importante avanço do projeto está nas negociações de 8 das 19 operações gastronômicas que serão instaladas na orla de Pituaçu. No campo esportivo, a empresa já tem diversas iniciativas na gestão do Parque Esportivo Boca do Rio com uma proposta participativa e integrada à comunidade. Como parte dessa interação, já estão previstas programações esportivas abertas ao público, como o 1º Encontro dos Babas na Arena dos Reis, no Parque Esportivo Boca do Rio, no dia 7 de setembro, próximo domingo, com entrega de medalhas e troféus aos participantes.
Academia parceira
No campo do bem-estar e da promoção da saúde, a Orla Brasil, em parceria com a academia Bodytech, irá promover atividades gratuitas no dia 20 de setembro como aulões de Yoga e Fit Dance, aproximando ainda mais a população dos novos usos da orla.
Outra iniciativa relevante foi o convênio firmado com o Centro de Convenções de Salvador, que viabiliza a triagem e destinação correta de resíduos coletados na orla, reforçando o compromisso ambiental do projeto e contribuindo para uma Salvador mais limpa e sustentável.
Com estas ações integradas, a Orla Brasil reforça seu compromisso com a criação de espaços públicos mais acessíveis, seguros, bem cuidados e voltados para o lazer, o esporte, a cultura e o desenvolvimento local.
