Segundo o dicionário Aurélio, o paraíso é um lugar de delícias, repleto de felicidade, paz e sossego. Mucugê, na Chapada Diamantina é um paraíso, disso ninguém tem dúvida.
Seu charmoso centro histórico, com casarões coloniais preservados e o icônico Cemitério Bizantino, conta histórias de um passado rico, criando uma atmosfera de paz e contemplação que convida à desconexão e à imersão na cultura local. Também possui as belezas naturais de cachoeiras como a Buracão, que tem 85 metros de altura, e da serra do Sincorá. Além, é claro, da beleza criada pelo homem, que é a vinícola UVVA, de onde saem vinhos de excelência.
E é logo na entrada de Mucugê que encontramos um outro paraíso, o Refúgio na Serra Boutique Hotel. Sim, paraíso porque lá tem delícias, – tanto no café da manhã, quanto no jantar, no Restaurante Paraguassu – paz, sossego e seus jardins deixam qualquer um repleto de felicidade.
Não era a ideia de uma simples pousada, de uma simples acomodação, era um conceito diferente de hospitalidade: o de privilegiar o que a Chapada. E acabou dando muito certo.
Cris Cagliari Borré – Sócia da Pousada
Este hotel boutique nasceu de um sonho familiar iniciado em 2015 e foi concretizado em 2018, quando os proprietários encontraram um local que combina proximidade ao centro da cidade com tranquilidade e uma vegetação exuberante, criando um microclima agradável.
Arquitetura com essência
Logo na entrada, o que chama a atenção são as plantas cobrindo toda a parede, já preparando para o que veremos lá dentro. “O jardim e a estrutura arquitetônica conversam muito com o que é a essência da Chapada”, destaca Cris. O verde do campo e as cores das flores embelezam o ambiente.


A arquitetura do hotel, planejada pelo GAM Arquitetos, é marcada por uma combinação de exclusividade, rusticidade e elegância, respeitando o traço histórico de Mucugê e integrando-se harmoniosamente à natureza local. “Utilizamos o arenito rosa, que só existe aqui, e pensamos na brasilidade, inclusive no mobiliário”, destaca Cris.

A hospitalidade foi algo que sempre me tocou muito. Receber as pessoas com carinho, com afeto, de uma forma diferente. A gente quer que as pessoas saiam daqui tocadas de uma forma diferente. E a minha equipe faz toda a diferença para a gente conseguir esse objetivo.
Cris Cagliari Borré – Sócia da Pousada
Suites designers
O Refúgio na Serra possu 13 acomodações, incluindo bangalôs, suites design e suíte master. Todas as opções foram projetadas para proporcionar conforto e aconchego, com atenção aos detalhes e decoração sofisticada.



Gastronomia em alta
O café da manhã é, sem dúvida, o momento mais esperado de uma hospedagem. No Refúgio da Serra, então, a espera vale a pena. O café da manhã é no restaurante Paraguassu, que fica dentro do hotel, e tem deliciosas opções regionais que sempre chegam frescas e quentinhas. Os produtos chegam a medida que a gente vai pedindo.

O jantar do Paraguassu também é imperdível, com menu de seis etapas elaborado pelo chef André Chequer e preparados com ingredientes frescos e locais – e harmonizam muito bem com um vinho.


Reconhecimento
Esse paraíso foi reconhecido por sua combinação única de conforto, hospitalidade e uma atmosfera relaxante, sendo listado pelo ranking Exame Casual como um dos 50 melhores hotéis do Brasil.
Reconhecimento mais do que merecido para um hotel onde a gente vê o cuidado com os detalhes, possui uma ótima localização e um jardim relaxante.
