Na última terça-feira (19), o Museu do Mar Aleixo Belov, em Salvador, em parceria com o 2º Distrito Naval, realizou a palestra “Os Primeiros Tempos do Brasil no Continente Gelado”, ministrada pelo Contra-Almirante (FN) José Henrique Salvi Elkfury, que integrou a primeira missão realizada pelo Brasil à Antártica. O encontro trouxe ao público um mergulho nos desafios e conquistas do país no início de sua jornada polar, resgatando memórias importantes da atuação nacional no continente gelado.
A atividade integra o cronograma da exposição temporária “Museu do Mar no Continente Antártico”, que está em cartaz e convida os visitantes a mergulhar na história do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), descobrindo o papel fundamental da @marinhaoficial em missões científicas, logísticas e ambientais que são cruciais para o futuro do planeta. Uma verdadeira viagem ao continente gelado sem sair de Salvador.
“Trazer para o público esse relato histórico é fundamental para compreendermos não apenas a presença do Brasil no continente gelado, mas também o quanto esse movimento representa em termos de ciência, geopolítica e preservação ambiental. O debate amplia o entendimento da sociedade sobre a relevância da atuação brasileira em cenários globais estratégicos”, destacou Larissa Nabuco, diretora da Fundação Aleixo Belov e diretora cultural da SOAMAR. A exposição, que teve a curadoria realizada por parte da oceanógrafa Larissa, foi montada e planejada após a participação da mesma na Operação Antártica (OPERANTAR) XLIII, em fevereiro deste ano.
O evento contou com o apoio da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) Salvador-BA e reuniu autoridades e personalidades, como Joaci Góes; o Almirante Ilques Barbosa Júnior, ex-Comandante da Marinha; o Almirante Garriga, Comandante do 2º Distrito Naval; José Acácio, presidente da SEI; Eduardo Athayde, representante da WWI; Zilan Costa e Silva, vice-presidente da ACB; e Santiago Campo, presidente da SOAMAR e da ANB.
