“Foi Jorge Amado quem disse ser a resposta a uma carta recebida, um gesto de amizade. Esse grande missivista nunca deixou de responder a quem lhe escrevia, mesmo um simples bilhete merecia resposta sua. Cultivava seus amigos, ganhava amigos novos, deixando sua vida cada vez mais plena”, revela a escritora Paloma Jorge Amado, filha de Zélia Gattai e Jorge Amado, no texto de apresentação do livro “Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado”, que inaugura a ‘Coleção – Um Gesto de Amizade’ da Editora Casa de Palavras, braço editorial da Fundação Casa de Jorge Amado.
O livro “Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado” será lançado no dia 7 de agosto (quinta-feira), às 17h30, na biblioteca do Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico de Salvador, como parte da programação oficial da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ).
“Em nosso acervo, guardamos muitas cartas de Jorge Amado com seus amigos. Vamos iniciar uma coleção de livros com esse material. O ‘Cartas: Dias Gomes – Jorge Amado’ abre a coleção. Aproveitamos que Dias Gomes é o homenageado desta edição da FLIPELÔ”, destaca Angela Fraga, presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, instituição responsável pela realização da FLIPELÔ.
“Para fazer o lançamento, nada mais simbólico que unir a família dos dois escritores. Será um bate-papo com Paloma Jorge Amado, filha da escritora Zélia Gattai e Jorge Amado, e Tatiana Dias Gomes, neta da escritora Janete Clair e Dias Gomes. Não temos dúvida que será um momento muito emocionante na FLIPELÔ”, completa Angela Fraga.
A seleção, organização e notas sobre as cartas foram realizadas por Bete Capinan, coordenadora editorial, e Paloma Jorge Amado, membro do Conselho da Fundação Casa de Jorge Amado.
