O bairro multicultural do Candeal será cenário do 1º Encontro de Música e Negócios SINC – Som + Inovação + Negócio + Conexão, nos dias 6, 7, 8 de agosto, no Guetho Square e na sede da Pracatum – Escola de Música e Tecnologias.
O seminário reunirá artistas, produtores, empreendedores para dialogar sobre inovação, sustentabilidade e economia criativa. Durante três dias, as oficinas, workshops e mesas de debate reunirão especialistas do setor musical e cultural, que discutirão assuntos como acessibilidade, empreendedorismo, gestão de carreira, direito autoral, inteligência artificial aplicada à música, tecnologias digitais e estratégias de distribuição
Aberta ao público, as inscrições podem ser realizadas no site do www.sympla.com.br. O projeto é realizado pela Pracatum Escola de Música e Tecnologias, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, apoio Sebrae e Music Rio Academy.
O encontro propõe uma imersão em discussões e práticas voltadas à profissionalização da cadeia produtiva da música, com foco em novas tecnologias, gestão de carreira, plataformas digitais, direitos autorais, diversidade e inclusão. Mais do que um seminário, o SINC é uma afirmação da potência criativa dos territórios.
PALESTRAS/WORKSHOPS/OFICINAS
As palestras serão realizadas, das 16 às 18h, no Guetho Square. Na quarta-feira (6), o tema Acessibilidade, Fomento à Cultura e Empreendedorismo: Estratégias para Fortalecer Carreiras Culturais, contará com as participações da cantora e produtora musical Amanda Mittz (SP); Bruno Monteiro, secretário de Cultura da Bahia; e Carolyne Gomes, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae Rio. A mediadora será Lorena Rosa Teixeira, advogada e gestora cultural, especializada em implementação de políticas públicas de fomento à cultura.
Já na quinta (7), o bate-papo sobre Distribuição Digital versus Direitos Autorais no Contexto da Inteligência Artificial e seus Impactos na Música, vai reunir o Juan, o Mago, produtor e engenheiro de Áudio Criativo; a produtora Rayanne Brum, com trabalhos nos canais Multishow e Bis; e Guta Braga, fundadora da Escola de Música, Copyrights e Tecnologia. A mediação é de Márcia Bittencourt.
Na sexta (8), o ciclo de palestra encerra com tema Gestão de Carreira e Desafios Tecnológicos no Século XXI, reunindo Marina Mattoso, especialista no mercado digital; Anita Carvalho; especialista em música e negócios; e Fernando Gabriel, cantor, compositor e conhecedor da indústria musical. O mediador será Alex Pinto.
Os workshops serão realizados, das 09h às 12h, na Pracatum. Na quinta (7), o tema Inteligência Artificial na criação musical: ferramentas, ética e potencial criativo, será ministrado Juan, o Mago, com a participação de um público formado por produtores, compositores, artistas e estudantes de música. Na sexta, Marina Matoso ministra o curso sobre Música e Dados: Estratégias para ampliar sua audiência no digital, voltado para artistas independentes, produtores e gestores de carreira.
As oficinas, voltadas para produtores, músicos, cantores, compositores, estudantes de música, serão realizadas durante os três dias (6,7 e 8), das 09h às 12h, na sede da Pracatum, no Candeal. Thiago Pugah ministra o tema Produção Musical: Beats, Gravações e Efeitos; Igor Pimenta e Marcos Adriel realizam a oficina sobre Operação de Mesa Digital para Som ao Vivo; e, Tharciso Vaz mostra na prática os segredos e técnicas da Produção musical para Games.
Quer ficar por dentro dos eventos mais badalados, das novidades culturais, tendências de moda, viagens, gastronomia e tudo o que acontece na Bahia? Então siga o @BahiaSocialVip no Instagram e não perca nenhum detalhe!
