Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Negócios

“Queremos facilitar as vendas do mercado imobiliário brasileiro”: confira a entrevista com José Wilker, CEO da IDX Brasil

Fundador da startup explica como a tecnologia, inspirada no modelo americano, propõe resolver a duplicação de imóveis e simplificar processos

Foto | Divulgação

Unir construtoras, corretores de imóveis, imobiliárias e clientes em um único ambiente digital. Foi com esse propósito ousado e amplo que nasceu a IDX Brasil, startup que busca organizar um dos setores mais desafiadores do país, o mercado imobiliário. A sigla vem do inglês Internet Data Exchange — sistema de integração de dados entre plataformas, já utilizado nos Estados Unidos e agora adaptado para a realidade brasileira.

Idealizada pelo CEO José Wilker, a plataforma nasceu de sua visão de mercado associada à expertise em desenvolvimento de outras startups. Em parceria com o desenvolvedor Gabriel Moura e o designer João Pedro, além de outros sócios com vivência prática no setor, nasceu a primeira versão do projeto que já está em fase de expansão comercial.

A proposta chamou atenção de investidores de peso, como Geraldo Ramos, Jardson Almeida e Eddie Gueiros (fundadores da Moises App), Flávio Ribeiro (engenheiro de software da Netflix), Caio Palhano (CEO da Urban Incorporadora), Assis Antunes (desenvolvedor e investidor profissional) e a agência Fuze.

Na entrevista que segue, José Wilker detalha como funciona a plataforma, qual a proposta para o mercado imobiliário e quais são os próximos passos da startup. Confira:

A IDX Brasil surgiu com a proposta de integrar todo o mercado imobiliário em uma única plataforma. De onde surgiu a ideia?

A IDX Brasil foi criada para conectar construtoras, corretores de imóveis, imobiliárias e clientes em um único ecossistema digital. Sabemos dos desafios que o mercado imobiliário enfrenta e a nossa missão é justamente simplificar e resolver tudo isso em um só lugar. Com a plataforma, oferecemos imóveis com informações centralizadas, gestão de leads em tempo real, eliminação de listagens duplicadas, reservas automáticas e até criativos de marketing gerados com um clique. Queremos organizar o mercado imobiliário brasileiro.

Como foi a adaptação do modelo para o Brasil? E qual é o diferencial dessa solução?

Nós não inventamos nada. Tudo o que será visto na plataforma já existia em outras ferramentas, mas nós compilamos em um único ecossistema. Adaptamos o modelo americano ao nosso contexto, ouvindo as dores locais e propondo soluções mais adequadas ao nosso mercado. Por isso, nossa equipe é composta por pessoas que já estavam inseridas no universo imobiliário. Nascemos para propor uma forma de pensar mais colaborativa, transparente e justa, onde todos ganham.

A plataforma já está disponível? Como funciona na prática?

Sim, a plataforma já está online. Qualquer construtora pode criar uma conta gratuitamente, cadastrar os imóveis e aguardar que os corretores de imóveis se associem. Uma vez que esse processo é concluído, o corretor de imóveis tem acesso a todo o portfólio da empresa. Quando a venda do imóvel é realizada, ele automaticamente sai do acesso dos demais profissionais da plataforma.

A plataforma é paga?

Tudo o que for referente às ferramentas imobiliárias será gratuito. O principal motivo da existência da IDX Brasil é eliminar os imóveis duplicados do mercado, então cobrar por isso seria criar uma barreira de entrada para as construtoras. O usuário só paga se quiser utilizar três funcionalidades adicionais: a central de marketing, o atendimento via chat do WhatsApp e o CRM imobiliário.

Houve um lançamento muito prestigiado por construtoras e investidores. Quais são os próximos passos da startup?

Em termos comerciais, vamos fazer muito em breve um lançamento para o mercado com foco nos corretores e imobiliárias. Já em relação ao desenvolvimento da plataforma, vamos focar nas integrações com outros aplicativos importantes do mercado imobiliário, como OLX, Viva Real, Zap Imóveis e Kenlo, por exemplo. Esse será o nosso foco nos próximos meses.

Leia mais

Teatro

Embora o humor corra nas veias de Bruno Mazzeo e Lucio Mauro Filho, carregar o DNA de dois ícones da comédia brasileira e ainda seguir a mesma...

Gente

Salvador ganhou, nos últimos dias 16 e 17, um novo endereço dedicado à cultura do vinho: a Cork Wine Lab, idealizada pelo empresário Fred...

Beleza

Existe algo de curiosamente íntimo quando a maquiagem cruza o território da memória. A coleção BT ♥ Coca-Cola, assinada por Bruna Tavares, nasce exatamente...

Pets

Viajar com pets deixou de ser um programa raro e, ano após ano, se fortalece como tendência entre os brasileiros. Em 2023, cerca de...

Teatro

Ingressos já estão à venda

Moda

A Dress to apresenta Dress to Wishes, uma coleção que traduz o espírito de renovação da temporada em moda com intenção, leveza e sofisticação...

Viagem

Porto Seguro está prestes a viver um dos verões mais movimentados da última década. Entre 20 de dezembro de 2025 e 22 de fevereiro...