Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Pets

Festas juninas e pets: como proteger os animais do barulho dos fogos

Foto | Freepik

O período das festas juninas é marcado por uma tradição que preocupa muitos tutores de animais: o uso de fogos de artifício. Os sons fortes podem causar estresse, desorientação e até problemas de saúde em cães, gatos e aves, devido à sensibilidade auditiva desses animais.

Por causa da capacidade de percepção do som, o barulho da explosão é muito desagradável e doloroso para os animais em geral, explica a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unijorge, Ana Luiza Dias Angelo. Os cães possuem uma audição ainda mais sensível do que a dos gatos, mas ambos se sentem em perigo com os estrondos, em especial, quando encontram-se sozinhos.

“Basta fazer uma comparação, os seres humanos são capazes de perceber sons na faixa de 10 Hz a 20.000 Hz, enquanto os animais conseguem ouvir até 40.000 Hz. O barulho é tão forte que, inclusive, pode causar danos irreversíveis à audição deles”, explica a coordenadora.

Os tutores devem ficar sempre atentos aos sinais clínicos que indicam que os cães e gatos estão assustados com os barulhos. A ansiedade e o medo podem ser evidenciados por vômito, respiração ofegante, salivação, tremores e convulsões, além de algumas alterações que não são visíveis, como o aumento do ritmo cardíaco. Animais idosos e com raças predispostas a problemas cardiorrespiratórios podem sofrer complicações mais sérias.

“Existem outros riscos que devem ser considerados, como a fuga destes animais ao tentar abrigar-se, como pular de lugares altos ou sair correndo pelas ruas. Eles podem ficar desnorteados e buscar acolhimento onde não há barulhos. Em animais epiléticos, os estrondos agravam situações de convulsões, mesmo com medicação controlada”, diz a profissional.

Uma boa estratégia é preparar com antecedência um “porto seguro” para o animal. Esse local mais silencioso, onde o pet possa descansar com a própria caminha, brinquedos e petiscos, ajuda a criar uma sensação de acolhimento e segurança. Alimentá-lo nesse ambiente nos dias que antecedem os festejos contribui para criar uma associação positiva.

“O uso de feromônios sintéticos, que simulam odores naturalmente produzidos por cães e gatos em situações de conforto e segurança, pode ser indicado por médicos veterinários para ajudar na redução do estresse”, diz.

A rotina alimentar pode ser adaptada nesses dias, com refeições leves pela manhã e tarde, e uma refeição mais reforçada à noite, com os alimentos de que o animal mais gosta. Para ajudar na adaptação ao barulho, o tutor pode acostumar o pet gradualmente a sons como chuva, trovões ou até mesmo fogos de artifício, reproduzindo esses ruídos em volume baixo no dia a dia. Outro ponto importante é o comportamento do tutor: manter a calma e uma postura positiva é fundamental, já que os pets percebem e reagem ao estado emocional.

“Nos dias de festas, aumentar a atividade física também é recomendado. Passeios mais longos ajudam a cansar os cães, enquanto sessões de brincadeiras intensas, como correr e pular, são eficazes para os gatos. Com isso, os animais tendem a ficar mais relaxados e menos reativos ao som dos fogos”, complementa a coordenadora.

Leia mais

Música

O Shopping da Bahia vai celebrar os 50 anos de inauguração com uma grande festa. Na segunda, 8 de dezembro, às 17h, Carlinhos Brown...

Cinema

Parece que esse é o ano de Stephen King nos cinemas. Depois da adaptação de A Longa Marcha: Caminhe ou Morra, chega aos cinemas...

Gente

A fundadora e CEO da Texto & Cia, Monique Melo, será uma das 17 mulheres homenageadas com a Medalha de Honra Mulher Empreendedora 2025,...

Moda

Linha inédita nasce do encontro entre design autoral, qualidade e identidade brasileira

Gente

A Revista Yacht Mais celebrou seus 25 anos em grande estilo no último sábado, 15 de novembro, com o lançamento da edição 122, em...

Gastronomia

Local vai se tornar um restaurante

Gastronomia

Restaurante é comandado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca

Gastronomia

O Casarìa, no Palacete Tirachapéu (Rua Chile, n 1), apresenta nesta terça-feira, dia 18, a Merenda das Cinco, um reencontro contemporâneo com a tradição do...