O advogado, professor universitário e escritor José Roberto de Castro Neves foi escolhido nesta quinta-feira (29/05) como novo integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL). O autor irá ocupar a cadeira vinte e seis, que está vaga desde o falecimento do jornalista Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça.
Autor best-seller de não ficção, Castro Neves publicou em abril de 2025 pela Intrínseca Ozymandias, seu primeiro romance, que figurou nas listas de mais vendidos logo após o lançamento. Para além desse livro, José Roberto é autor de dezoito obras sobre história, literatura e direito, com vendas que totalizam cerca de 200 mil exemplares.
Leitor voraz e especialista em Shakespeare, José Roberto espalhou dezenas de referências literárias em sua estreia na ficção, Ozymandias. Nesse romance, o autor inclui acenos não só ao bardo inglês como também a Dante, Guimarães Rosa, Homero, Castro Alves e contos iorubás. Inspirado pela tragédia e pela mitologia grega, o autor propõe uma reflexão sobre a influência do destino na existência humana, com um enredo em que a relação entre os personagens acaba por determinar encontros e desencontros, vida e morte.
