Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Salvador

Nova Orla de Pituaçu terá complexo de serviço com quiosques gastronômicos e espaços para atividades esportivas, culturais e de lazer 

Foto | Divulgação

A Prefeitura de Salvador assinou nesta sexta-feira (11) o contrato de concessão do Parque Urbano da Orla de Pituaçu, novo equipamento que irá oferecer a soteropolitanos e turistas um verdadeiro complexo de serviços, com qualidade de forma democrática e plural, incluindo atividades esportivas, culturais e de lazer, além de variadas opções gastronômicas.

A solenidade contou com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos; dos secretários municipais de Ordem Pública, Décio Martins, e de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos; do presidente da SalvadorPAR, Marcos Lessa, e de João Marcello Barreto, presidente e sócio-fundador da Orla Brasil, empresa vencedora da licitação para a gestão do espaço, dentre outras autoridades municipais.

Durante a agenda, a Prefeitura também inaugurou a colônia de pescadores da Boca do Rio, que contou com investimento de quase R$ 1 milhão para a construção. O local conta com área total de 500 metros quadrados e oferecerá mais conforto e segurança.

Agora, com o contrato assinado, a Orla Brasil apresentará à gestão municipal – dentro de um prazo de 30 dias – um plano de implantação, conforme estabelecido no edital, em conformidade com a Proposta Técnica aprovada na fase de licitação. Assim que concluída essa fase, a empresa divulgará o cronograma completo de execução de obras e demais intervenções no local.

“A nossa Orla é um dos principais ativos que temos; para nós que aqui vivemos podermos curtir a nossa cidade, mas também incrementar a renda, gerar empregos e oportunidades. A nossa expectativa é que vire um destino, mais um ponto da cidade para atrair milhares de visitantes e turistas”, ressaltou o prefeito Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal lembrou que este é o 33º trecho de Orla requalificado pela Prefeitura. “É o maior trecho de Orla requalificado, da Boca do Rio até Piatã. É praticamente o último trecho da Orla Atlântica que falta – em alguns trechos de Itapuã não tem espaço para fazer intervenções. Quando fizermos Escada, Periperi e Praia Grande, no Subúrbio, a gente chega a 100% da Orla de Salvador requalificada”, pontuou.

O Parque Urbano da Orla de Pituaçu abrangerá as praias da Boca do Rio, Corsário, Pituaçu e Patamares, e prevê uma série de atrativos, entre eles: 19 quiosques gastronômicos, 15 de conveniência (para aqueles que desejam uma alimentação mais rápida e prática), 26 espaços esportivos, parques infantis, academias públicas, parque pet, vestiários modernos para um melhor conforto e acessibilidade dos visitantes, além das 70 barracas e cadeiras anfíbias destinadas às pessoas com mobilidade reduzida para acesso à praia.

Já para Marcos Lessa, diretor-presidente da SalvadorPAR, empresa que apoia o Poder Executivo nas parcerias estratégicas com a iniciativa privada, a estruturação do projeto foi desenvolvida para transformar a orla de Salvador. “Todos os pontos da concessão foram cuidadosamente discutidos para termos o melhor modelo de operação neste trecho, com o profissionalismo, a capacitação e a organização que a nossa população merece”.

Transformação

A nova orla vai ser um espaço que respeita, integra e destaca o papel do permissionário, que contará com uma série de iniciativas, como capacitação garantida com cursos rápidos, práticos e acessíveis; entrega anual de materiais de trabalho; capital de giro para ajudar a colocar o negócio de pé e incentivo especial para zerar o aluguel mensal; e depósitos seguros para guardar os materiais e fazer a higienização com tranquilidade.

Além disso, será implantada uma central de compras equipada com câmaras frigoríficas, que funcionará como um “depósito pulmão” visando garantir uma melhor organização logística aos permissionários.

O objetivo é transformar a região em um importante equipamento turístico para moradores e visitantes, refletindo a cultura e a alma vibrantes de Salvador. A gastronomia, por exemplo, irá respeitar a identidade e a pluralidade da capital baiana, celebrando a sua diversidade de sabores.

Segundo João Marcello Barreto, sócio-fundador da Orla Brasil, a concessão vai ajudar a ressignificar a história e a beleza de um importante espaço para Salvador. “Queremos deixar um legado para a capital baiana, promovendo o desenvolvimento local e impactando positivamente a vida das pessoas. É extremamente gratificante termos sido escolhidos para contribuir com a transformação da Orla Pituaçu. Para que um parque possa se tornar um destino de excelência, é importante investir em cultura e na atração de serviços de qualidade, tornando o espaço mais acessível a todos. E é exatamente isso que iremos fazer em Pituaçu”, afirma João Marcello Barreto.

Sustentabilidade

A orla ganhará um novo projeto paisagístico, que irá transformar o local em um cenário ainda mais bonito, cheio de vida, com muito verde, sombra e frescor. As novas áreas verdes vão ajudar a refrescar o ambiente, trazendo alívio térmico e criando pontos de sombra ao longo do calçadão.

Já a proposta ambiental contempla iniciativas sustentáveis de curto a longo prazo, como o programa Lixo Zero, que visa promover a reciclagem local, além de compostagem de resíduos orgânicos e a proibição do uso de plásticos descartáveis. Menos de 10% dos resíduos gerados serão encaminhados para aterros sanitários, enquanto copos, embalagens e outros materiais serão reutilizados.

Haverá ainda ações voltadas para a reciclagem de embalagens de vidro no próprio local, com o uso de máquinas de trituração para facilitar a logística reversa, e outros resíduos serão destinados à reciclagem por meio de programas com cooperativas locais.

“A Orla Pituaçu é um ativo de todos e para todos. Nossa missão é conectar tanto os moradores locais quanto turistas e permissionários, sempre de forma responsável. Queremos transformar o espaço de forma significativa e totalmente integrada às necessidades de cada um. Desta forma, deixaremos um legado de regeneração econômica, sustentável e social para a capital baiana”, finaliza João Marcello Barreto.

Próximos passos

A partir do mês de maio, a Orla Brasil já irá promover algumas ações na orla de Pituaçu: no dia 1º, serão instalados postos de atendimento ao público no local; além disso, a empresa irá realizar, no dia 15 de maio, o primeiro encontro com os permissionários. Ambas as iniciativas têm como objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre o projeto, ouvir e analisar as sugestões de atuação.

Leia mais

Streaming

O documentário é capaz de resgatar eventos que não ficaram na memória coletiva, nos abrir a realidades que não conhecíamos. O Presidente Surdo , produção da...

Música

No próximo dia 13 de julho (domingo), Salvador recebe a primeira edição do Samba do Piramba, a partir das 14h, no recém-inaugurado Pirambeira, mais novo boteco da cidade,...

Salvador

Investimento privado transforma prédio histórico do século 18 em novo polo de cultura, economia criativa e eventos em Salvador

Beleza

A Eudora apresenta Club 6 Spotlight (R$ 139,90), nova fragrância masculina em edição limitada que exalta contrastes e sofisticação em cada borrifada. Criado para...

Música

No mês de julho, celebra-se o Dia do Rock, e o Purgatório Bar, eleito o bar com a Melhor Carta de Bebidas do Brasil em 2023...

Moda

Tem roupa que é só roupa. E tem a polo da Lacoste. Desde sempre ela carrega mais do que algodão piquet e gola estruturada:...

Música

Confira data e quando ocorrerá a venda de ingressos

Beleza

Por muito tempo, comprar um produto Clinique no Brasil significava entrar em um ambiente altamente segmentado — lojas especializadas, corners de departamento, sites selecionados....