Com o objetivo impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e fomentar a geração de renda na região de Baixio, no litoral Norte da Bahia, o Instituto VOAR dá início a uma série de atividades voltadas à culinária, gastronomia e gestão de negócios, em sua sede no Centro Comercial da Vila de Baixio, até 17 de setembro. São cursos, oficinas e palestras elaboradas para capacitar a população, promover a cultura culinária regional e criar oportunidades econômicas para os participantes.
Em parceria com o SENAC e a SETRE – Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e suas instituições, as atividades são de temas como boas práticas e manipulação de alimentos; como vender na internet e redes sociais; comida de boteco; preparo de bolos e tortas; risoto; elaboração de ovos de Páscoa; como planejar e elaborar cardápios; como precificar seus produtos gastronômicos, entre outros, que devem envolver cerca de 270 pessoas.
O Instituto VOAR lidera uma parceria de longo prazo com Fecomércio-BA; SEBRAE; SESC; SENAC e a SETRE – Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e suas instituições, oferecendo cursos profissionalizantes que já formaram mais de 800 pessoas. Somente em 2023, foram oferecidas mais de 250 vagas para as áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, empreendedorismo e construção civil.
Com ações sérias para Baixio ser um verdadeiro destino sustentável, o Grupo Prima criou em 2008 o Instituto VOAR, visando desenvolver a capacidade profissional dos habitantes da região, profissionalizar trabalhadores nativos e incentivar o comércio local.
VOAR é uma abreviação dos quatro pilares que sustentam o plano de sustentabilidade para Baixio: Valor, Oportunidade, Aprendizado e Responsabilidade. O instituto é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua em Baixio e seu entorno com ações e projetos que têm beneficiado diretamente mais de 1.500 pessoas desde o início das atividades.