A 120 km do aeroporto de Salvador ou a 175 km de Aracaju, tem um pequeno distrito em Esplanada, no litoral norte da Bahia, seguindo pela Linha Verde, que é uma joia para quem quer relaxar ou se aventurar em trilhas: Baixio é o nome do paraíso.
Apesar de ficar no litoral, a principal característica de Baixio são suas cinco lagoas, formadas por 14 nascentes espalhadas pela região. As águas cristalinas e mornas das lagoas Azul, Verde, da Panela e outras convidam a relaxantes mergulhos e atividades aquáticas, como caiaque ou stand up paddle.
Além das lagoas, a praia de Baixio se estende por 16 km de litoral, oferecendo um cenário paradisíaco com areia branquinha, coqueiros e tranquilidade, com lugares que praticamente são praias desertas tamanha a paz da região.
A primeira providência que se deve tomar antes de ir para Baixio é procurar a Baixio Turismo (@baixioturismo) que vai elaborar um roteiro de passeios de cair o queixo. É preciso uns 7 dias para fazer tudo que é possível na região – além, é claro, de ter aquelas horas livres para ficar relaxando na piscina ou no Spa do Hotel Boutique Ponta de Inhambupe by Slaviero Hotéis. É possível ir para as lagoas, que pode ser de carro 4×4, a pé, bicicleta – elétrica ou tradicional -, cavalo ou quadriciclo, até pescar e navegar pelo rio Inhambupe.
Natureza exuberante
As lagoas são fantásticas. Cada uma – a Azul, a Verde ou a da Panela – tem suas especificidades. Em comum, águas cristalinas, com temperaturas entre 24º a 26º graus. Com espaço para redes dentro da água, é o lugar para entrar e esquecer de tudo, só ouvindo os sons dos pássaros da região.
Nos trajetos, os guias da Baixio Turismo vão explicando todos os pormenores da região, mostrando os biomas, as plantas mais exóticas e uma infinidade de informações que enriquecem o passeio.
Há dois mirantes fantásticos, onde são possíveis ver praticamente toda Baixio. Um deles é até bem famoso por ser ponto de pedidos de casamentos. Os românticos se inspiram com as belezas da região e aproveitam para entregar alianças de noivado. Alguns até se casam na região, que já é um ponto de destination wedding na Bahia.
Além do contato com a natureza, ainda temos grandes experiências como andar de bicicleta elétrica à noite, em um percurso de 8km na areia, sob a luz do luar, para chegar ao encontro do rio com o mar e, ao final, mergulhar na água quente.
Também visitamos um meliponário, que é uma coleção de colmeias com abelhas sem ferrão. É possível experimentar o mel saboroso e mais líquido diretamente da colmeia, sem perigo algum – e até os mais frouxos, como eu, podem fazer isso, já que as abelhas não possuem o ferrão.
Hospedagem de alto padrão
Com um atendimento de nível superior e quartos espaçosos, o Hotel Boutique Ponta de Inhambupe by Slaviero Hotéis é o local ideal para se hospedar durante a estadia na região. Bem no centro da vila, é ideal para quem busca uma experiência exclusiva e relaxante.
Com uma arquitetura moderna e elegante, o hotel se integra perfeitamente à paisagem paradisíaca, oferecendo uma combinação perfeita de conforto, sofisticação e contato com a natureza exuberante da região.
Um detalhe que chamou a atenção é a acessibilidade do hotel. Além dos quartos do andar térreo terem as barras nos banheiros, a piscina também é bastante acessível, com barras e três profundidade, sendo a mais funda 1.25m.
O restaurante Gambuí Gastronomia elabora pratos sofisticados e saborosos, que faz com que a gente só saia do hotel mesmo para os passeios, pois a gastronomia de lá já é um espetáculo para qualquer paladar – assim como o farto café-da-manhã. O carro-chefe do local é o Camarão Ponta de Inhambupe, com arroz de coco e queijo coalho tostado.
O spa do hotel é de primeira, superando, e muito, os de resorts da Bahia. Com um atendimento excelente, o local tem uma jacuzzi e o ambiente especial para que qualquer tratamento lá tenha imersão e relaxamento nas medidas certas.
E o atendimento, de uma forma geral, no Hotel Boutique Ponta de Inhambupe by Slaviero Hotéis é fantástico. Colaboradores que estão sempre prontos a tirar dúvidas, com educação, e todos da região, fomentando ainda mais a economia do local, e dando oportunidades. Foi um dos pontos altos da estadia maravilhosa.
Além de relaxar, o hotel ainda promove eventos. Casamentos são realizados no local, pé na areia, para que os convidados nunca mais esqueçam da festa, já que o hotel tem uma área que dá na praia, com um bar e poltronas orbitais na areia, para ficar à noite vendo as estrelas e se embalando pelo barulho do mar.
Como chegar
Baixio fica a 2h e pouco do aeroporto de Salvador. É só ir pela BA-099, conhecida como Linha Verde, que, aos 120km, vai ter uma placa indicando onde é a entrada. A estrada é bem tranquila, com asfalto em perfeitas condições, e tem pista dupla até um pouco depois da Praia do Forte, o que garante uma viagem bem segura.
Quem vier de Aracaju, vai pegar também a linha verde e chegar em pouco mais de 3h.
Melhor Época para ir
Baixio fica na Bahia, ou seja, qualquer época é uma ótima época. Minha experiência foi em pleno inverno. Chovia à noite, mas durante o dia era sol e calor. No verão, pode-se também pegar chuvas isoladas, mas nada que atrapalhe o passeio.
E se você for de carro, pode acessar um link que o Hotel Boutique Ponta de Inhambupe by Slaviero Hotéis disponibiliza no Instagram mostrando como está o tempo lá em tempo real.