A oitava edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) contará com a presença da escritora canadense Gabrielle Lebeau. Ela participará de uma conversa mediada pela escritora e pesquisadora baiana Cássia Lopes sobre o tema “Literatura e Cidade – Inspiração e Memória”. A mesa acontecerá na sexta-feira (9), às 11h, no auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal. Gabrielle é residente do programa Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia através de convênio com o Conselho de Artes e Letras do Quebéc – CALQ.
O debate se concentrará nas obras e processo criativo de Gabrielle, especialmente no romance “Partie”, ambientado em Londres. Gabrielle Lebeau, que reconectou-se com a escrita através de suas viagens, é formada pela London School of Journalism e possui um mestrado em Escrita Criativa pela Université de Montréal. Desde 2015, publicou contos e três livros. “Partie”, lançado em 2018, é um de seus principais trabalhos e serve como base para a discussão na Flipelô.
Gabrielle destaca a importância da cidade como um elemento inspirador em suas obras. “Londres não é apenas um cenário em ‘Partie’, mas um personagem por si só, que influencia e molda a vida dos protagonistas,” comentou a escritora.