Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Literatura

Entenda porque Memórias Póstumas de Brás Cubas se tornou um sucesso de vendas

Após viralizar no TikTok, a versão em inglês do livro se tornou a mais vendida na Amazon

Machado de Assis escreveu o livro - Foto | Divulgação

A versão em inglês do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas se tornou a mais vendida da categoria ”Literatura Latino-Americana e Caribenha” na Amazon dos Estados Unidos. O fato aconteceu depois do sucesso do vídeo em que a escritora e leitora Courtney Henning Novak avalia livros de vários países no TikTok.

Com isso, o livro de Machado de Assis se tornou um best-seller, ultrapassando clássicos latino-americanos como Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriel García Márquez, e a coletânea de ficções de Jorge Luis Borges. Além disso, a versão e-book de Brás Cubas figura em 11º na lista.

O ranking se refere às versões físicas dos livros comercializados pela Amazon para os clientes que moram nos EUA. Publicada pela editora Penguin Classics, a edição em inglês tem o nome de The Posthumous Memoirs of Brás Cubas, tradução feita por Flora Thomson-DeVeaux.

“A leitura deste romance é uma visita ao mais íntimo dos segredos da literatura brasileira, é uma viagem que transborda nossa autocrítica tantas vezes negligenciada pela preferência aos best-sellers estrangeiros”, ressalta o professor de Literatura do Colégio Marista Pio XII, Ramon Felipe Ronchi. 

Sucesso centenário

Veiculado primeiramente como folhetim em uma revista, o que era comum na época, o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas foi oficialmente publicado como romance em 1881, tornando-se a primeira obra do Realismo na literatura brasileira.

O narrador, descrito como “defunto-autor”, é Brás Cubas que começa a narrar a sua autobiografia após a sua morte. De família rica, espelha as hipocrisias das elites brasileiras do século 19, refletindo sobre questões como moral e a preocupação com as aparências.

O professor ressalta que o livro é “uma prata da casa”, mesmo essa grande narrativa universal sendo recém-descoberta pelas redes sociais. “O anti-heroi Brás Cubas desnuda um realismo mágico que encanta qualquer leitor minimamente interessado numa boa dose de aventura pelos estreitos canais da ironia e moral”, observa. 

5 características que explicam sucesso

Atualidade – na opinião da professora de Literatura Brasileira e Portuguesa do Colégio Marista Paranaense, Rosane Decolin, a obra permanece atual por questão de identidade. A exploração e questionamento de quem é Brás Cubas, o que ele fez ao longo da vida e como não obteve êxitos é algo muito atual e humano. “O narrador mesmo descreve que ‘ não teve filhos, mas não deixou o legado da miséria a ninguém’ e isso remete às lutas e conquistas que pessoas fazem ao longo de suas vidas”, comenta. 

Narrativa em mosaico – a narrativa não linear cria uma espécie de mosaico pois não segue uma linha cronológica. A história começa da morte do narrador e vai seguindo depois para os primeiros passos da infância e adolescência. Essa desconstrução narrativa cria uma trama extremamente interessante e diferente de tudo que já existiu, explica a professora Gabriela Ceccon, professora de Língua Portuguesa e Redação do Colégio Marista Anjo da Guarda. 

Realidade humana – mesmo tendo sido lançada há cerca de 150 anos, Brás Cubas fala sobre a realidade humana, o que é inerente ao tempo. São abordados desde questões sentimentais, fatores como ódio, traição e medo, que permeiam a existência da humanidade. 

Quebra da quarta parede – Machado de Assis frequentemente rompe a quarta parede, dirigindo-se diretamente ao leitor. Este recurso cria uma conexão íntima e imediata entre o narrador e o leitor, quebrando as convenções tradicionais da narrativa e oferecendo uma experiência de leitura dinâmica e envolvente. 

Crítica social e psicológica – a obra é uma incisiva crítica social e psicológica da sociedade brasileira do século XIX. Machado de Assis utiliza a vida de Brás Cubas para satirizar a hipocrisia, a vaidade e a corrupção das classes dominantes.

Leia mais

Música

Megaturnê foi cancelada, mas cantora vai se apresentar em Salvador

Moda

A Arezzo, principal marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina, deu as boas-vindas ao verão 2025 com a campanha “Arezzo On...

Gente

Após cinco anos na capital baiana, Daniel Gallego Arcas assume a maior unidade do Cervantes no Brasil

Gente

Os arquitetos baianos Antonio Caramelo e Mila Caramelo são os únicos nordestinos na lista de vencedores do XV Prêmio Internacional Tile Brasil de 2024....

Gastronomia

O Mistura já está preparado para participar do Tempero Bahia 2024 em suas duas unidades, na Avenida Contorno e no Farol de Itapuã. Os...

Cinema

Lançado em 2008, Estômago foi conquistando o público e virou um grande sucesso de público e crítica. Muito por conta da dupla Marcos Jorge,...

Gastronomia

Toda cozinha guarda seus segredos. Seja no livro de receitas, na dica de cocção de um alimento ou na quantidade de sal. Mais que...

Moda

A New Balance anuncia o lançamento global do Action Bronson 1906R Medusa (R$ 1.399,99), disponível no Brasil a partir de 3 de setembro. O...