Connect with us

Olá, o que você está procurando?

São João

Santo Antônio de Jesus divulga programação de São João

Serão mais de 40 horas de shows

Foto | Divulgação

A maior cidade do Recôncavo, Santo Antônio de Jesus, vai se transformar na Capital do São João, na Bahia. Com uma infraestrutura de grandes festas do país, o evento vai receber artistas locais e nacionais, de 20 a 24 de junho, no Espaço do São João, no Centro da cidade. A diversidade de estilos vai predominar em mais de 40 horas de shows, alternados em dois palcos principais.

Na programação, está confirmada as apresentações de Leo Santana, Wesley Safadão, Maiara & Maraisa, Xand Avião, Calcinha Preta, Flávio José, Jaldo Rodriges, Tarcísio do Arcordeon, Dorgival Dantas, Lauana Prado, Toque Dez, Estakazero, Cavaleiros do Forró, Daniel Vieira, Lara Amélia e Kart Love, entre outros.

Em 2024, com o tema Capital do São João, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus volta a promover o maior e mais animado arrasta-pé no principal destino do turismo junino da Bahia. A expectativa é superar o público, em torno de 100 mil pessoas por noite, das festas anteriores. A festa do autêntico forró pé de serra e do moderno forró universitário, atrai gente de toda a Bahia e de outros estados com sua receptividade para os ritmos nordestinos e brasileiros, como o arrocha e o piseiro.

Com 110 mil habitantes, SAJ resgata, com muita criatividade, as tradições juninas para produzir a sua grande festa de São João. A cidade também se destaca por festejar os três santos juninos no calendário: o padroeiro Santo Antônio, o grande festeiro São João e São Pedro, no povoado da Sapucaia. Distante 190 km de Salvador, a cidade ganha uma decoração especial com as bandeirolas coloridas e temas juninos nas ruas, bairros, feira livre e, principalmente, no Espaço do São João. No circuito oficial da festa, a gastronomia ocupa vários espaços com barracas personalizadas, que comercializarão as tradicionais comidas e bebidas típicas juninas, além da culinária baiana, nordestina e a comida de rua.

“O São João é um momento muito importante para nós, é quando a Capital do Recôncavo se transforma na Capital do São João. Para isso, nós nos preparamos muito, temos uma estrutura premiada, que é distribuída pelos mais de 30 mil metros quadrados de área. Também nos destacamos pela segurança, que é realizada de forma exemplar pelas Polícias Civil e Militar, Bombeiros e a Guarda Civil Municipal. E claro, tem toda a parte cultural, na qual valorizamos os músicos locais e regionais, e as atrações nacionais, que formam uma grade eclética, que agrada a todos os gostos e idades”, comenta Genival Deolino, prefeito de Santo Antônio de Jesus.

ESPAÇO DO SÃO JOÃO

Um dos principais cenários juninos do Nordeste, o Espaço do São João será montado com uma completa infraestrutura nos seus 30.000 m². Com muito conforto e segurança, a área estará preparada para receber mais de 100 mil pessoas por noite. O espaço também será ocupado por um grande camarote privado, com programação de DJs e shows, em torno dos dois grandes palcos, equipados com sistema de luz e som de última geração.

No período principal da festa, de 20 a 24 de junho, o espaço contará ainda com uma programação variada, que reúne a matinê Forró das Crianças; o Forró dos Idosos e o Forró da Vila da Agricultura. Outras áreas da festa também serão invadidas pelo arrasta pé, como a Feira Livre Municipal e com o Forró dos Bairros.

“A capital do Recôncavo fica ainda mais pulsante no mês de junho, com o período dos festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro . É uma verdadeira mistura de religiosidade com suas muitas manifestações culturais, sua rica gastronomia embalada com muito forró em vários pontos da cidade, e aquele friozinho das noites de junho, aquecido pelas fogueiras e pela alegria da sua população”, comenta Silvia Brito, secretaria da Municipal de Cultura, Turismo e Juventude de SAJ, acrescentado que “em junho, a Capital do Recôncavo se transforma na Capital do São João”.

TRADIÇÕES JUNINAS

Aberto à modernidade, o calendário tem como principal proposta valorizar as tradições juninas de SAJ, reunindo artistas locais, baianos e nacionais em várias manifestações culturais, como música, teatro, dança e culinária. Neste período, dezenas de grupos musicais participarão de atividades em várias regiões da cidade.

A programação junina começa com o Concurso da Música Tema do São João 2024, dia 10 de maio, com a apresentação de 10 canções finalistas. Ainda em maio, a tradicional Cavalgada da Festa do Padroeiro (26/05), antecede a comemoração do aniversário da cidade, que completa 144 anos, no dia 29/05, com 10 horas de música ao vivo. Já o Trezenário e a Quermesse do Padroeiro serão realizados, de 31 de maio a 13 de junho, na Praça da Matriz.

Na trilha do São João, o arrasta pé entra no ritmo de mais uma edição do Festival Regional de Quadrilhas Juninas, dia 16 de junho, recebendo grupos de diversos municípios, num espetáculo que reúne dança, música e artes cênica. A grande festa de São João, que será aberta com a celebração da Missa Festiva de Santo Antônio, dia 19, seguida da programação de shows com as estrelas da música nacional e local (20 a 24/06). O calendário será encerrado com a festa de São Pedro da Sapucaia, dias 29 e 30 de junho, evento tradicional que reúne mais de 20 mil pessoas no povoado da Sapucaia, zona rural do município.

O MAIOR SÃO JOÃO

Em 2023, a Prefeitura de SAJ promoveu uma grande festa, que transcorreu sem violência, reunindo famílias com crianças, jovens e adultos em torno de uma programação cheia de atrações de peso. Uma temporada junina inesquecível, que, certamente, ganhará uma infraestrutura maior e mais moderna em 2024, para manter o título de melhor São João da Bahia.

Além da infraestrutura de ponta nos palcos, a área do backstage será equipada com camarins e sala de imprensa. O circuito oficial receberá os espaços institucionais para órgãos públicos e parceiros e posto médico. Em torno da festa, serão distribuídos mais de 300 sanitários químicos e estacionamento para melhor comodidade para o público local e turistas.

Para maior segurança do público, a festa contará com postos da Polícia Militar da Bahia e Corpo de Bombeiros, distribuídos em pontos estratégicos. Além da Guarda Municipal, a segurança será reforçada com mais de 100 seguranças particulares e equipe de brigadistas. As ruas receberão iluminação mais forte, barreiras com detectores de metal e monitoramento eletrônico nas entradas e no circuito principal.

Os profissionais envolvidos na organização do evento são um show à parte. São diversas equipes de secretarias e órgãos municipais trabalhando de mãos dadas com técnicos e times de apoio contratados para fazer o Melhor São João da Bahia.

PROGRAMAÇÃO JUNINA
10/05: Final do concurso de Música Tema do Festival
26/05: Cavalgada da Paróquia de Santo Antônio de Jesus
29/05: Aniversário da cidade / Shows ao vivo
31/05 a 13/06 – Trezenário/Quermesse do Padroeiro
16/06: Festival Regional de Quadrilhas do Recôncavo
19/06: Missa Festiva de Santo Antônio de Jesus
20 a 24/06: Show com grandes atrações nos palcos principais
21 a 23/06: Forró da Vila da Agricultura
22/06: Forró dos idosos
23/06: Forró das crianças
23/06: Arrastão Vô Num Vô
20 a 24/06: Camarote Xodó – na arena de shows no Espaço do São João
29 a 30/06: Festa de São Pedro Da Sapucaia, em Sapucaia, na zona rural

Leia mais

Gente

Feita para sonhar. É assim a nova coleção Outono-Inverno da loja Classy, lançada em um badalado jantar nessa quarta-feira (8). A comemoração reuniu influencers,...

Gastronomia

Este ano a Chef Andréa Ribeiro resolveu homenagear as mães com uma sobremesa especial, que tocasse o lado doce de ser mãe, de forma...

Gente

Evento não apenas celebrou a excelência na arquitetura e na decoração, mas também reafirmou o compromisso do NDB em promover o desenvolvimento profissional e...

Beleza

A Burberry lançou a Eau de Parfum Burberry Goddess, uma fragrância feminina inspirada pela campanha estrelada por Emma Mackey. Esta criação celebra a feminilidade...

Viagem

Longe da agitação dos centros urbanos, resort oferece tranquilidade e bem-estar

Gastronomia

Festival gastronômico é responsável por impulsionar economia e turismo da capital baiana

Música

Artista lamentou ocorrido

Moda

A Tiffany & Co. inaugurou uma nova loja de dois andares e mais de 1.200 m² no Miami Design District, destacando o mais recente...