Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Bahia fica fora de lista de melhores pizzarias da América Latina; o que falta para as pizzarias do estado serem reconhecidas?

Brasil teve 25 das 50 melhores pizzarias da região; nordeste foi representada pela Grazie Pizza Napoletana, de Maceió, que ficou em 13º

Foto | Divulgação

A gastronomia baiana tem evoluído nos últimos anos, com restaures sendo eleitos entre os melhores do Brasil e do Mundo. Mas, no quesito pizzarias, o Estado ainda está longe de ter destaque. A primeira edição do 50 Top Pizza Latin America, braço regional do 50 Top Pizza, colocou na lista 25 pizzarias brasileiras – ou seja, 50% das melhores da região são do Brasil. Tem, claro, as de São Paulo (que tirou 1º e 2º lugares) e do Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Maceió, Santo André, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa (RS), Passo Fundo e Domingos Martins (ES), entre outras que você pode conferir ao final da matéria. Mas nada da Bahia.

O que será que falta para as pizzarias baianas atingirem um novo patamar? “O motivo de estar fora disso é que aqui nunca teve uma representatividade como uma cidade de pizzarias boas. A Bahia nunca foi sinônimo de produzir produtos nos moldes da pizza napolitana, com fermentação longa, que hoje em dia está em alta”, acredita o advogado e infuenciador digital Felipe Almeida, que dá dicas de ótimos restaurantes e vinhos no perfil @almeida1984.

Para melhorar, Almeida indica o uso de insumos de qualidade. “Tem que focar em ingredientes excelentes, como a farinha italiana 00 e, claro, forno à lenha é um diferencial na hora de imprimir sabor”, afirma. Ele ressalta também que na Bahia, ficou muito marcado o rodízio de pizzas, o que acaba enfraquecendo as pizzas individuais. Ele aproveita para indicar três pizzarias de qualidade em Salvador: Pi.zza Salvador, Acqua & Farina e Isola Cucina Italiana.

Fora dos padrões italianos

Já para o publicitário Felipe Havok, que comanda o instagram @muito.gourmet, existe uma tradição e regionalismo que ainda permeiam a culinária italiana na avaliação das pizzas. “Áreas com forte imigração italiana normalmente têm uma presença destacada na cena da pizza, influenciando a atenção dos curadores. Essas listas são puristas e a Bahia é plural”, diz.

Para Havok, a premiação da chef Nicole Acioly, da pizzaria Grazie Pizza Napoletana, a 13ª do ranking, de Maceió, sinaliza que Salvador será notada em breve. “Já temos aqui locais comprometidos com a autenticidade e qualidade, atributos que, sem dúvida, merecem reconhecimento”, destaca.

Pizza da Isola Cucina Italiana, indicada pelos Felipes Almeida e Braga – Foto | Reprodução

O publicitário acredita que Salvador tem feito avanços significativos na qualidade das suas pizzas, buscando adaptar a tradição italiana ao paladar local. “Um excelente exemplo é o Isola Cucina Italiana, onde um chef sardo prepara pizzas. Sempre que quero me sentir mais perto da Itália, é pra lá que eu vou”, afirma.

As pizzarias também se adaptam ao gosto dos soteropolitanos, fugindo, assim, dos padrões tradicionais italianos. “Isso é evidente, por exemplo, na recentemente inaugurada Z Forneria, onde o chef Rafael Zacarias (da Bravo) criou uma massa de altíssima qualidade que, embora excelente, não se encaixa no padrão italiano tradicional e mesmo assim merece ser apreciada (e recomendada)”, garante.

A jornalista Tereza Carvalho, que administra o instagram @proveieaprovei, acredita que talvez Salvador não seja referência em cidade que mais consome pizza, a exemplo de outros lugares ou de São Paulo que se destaca sempre quando o assunto é pizza.

“Mas Salvador oferece boas opções de pizzarias, mas são poucas ainda as que investem em produtos de qualidade e farinha de excelência, que são critérios para eleger uma excelente pizza”, afirma. “Uma que se destaca é a Acqua & Farina, pela massa de fermentação natural e longa, podendo atingir até 48 horas, e pelos sabores”, finaliza.

Confira as melhores pizzarias brasileiras no ranking 50 Top Pizza Latin America 2024:

1º lugar: Leggera Pizza Napoletana (São Paulo)
2º lugar: QT Pizza Bar (São Paulo)
4º lugar: A Pizza da Mooca (São Paulo)
7º lugar: Unica Pizzeria (São Paulo)
9º lugar: Ferro e Farinha (Rio de Janeiro)
12º lugar: Veridiana (São Paulo)
13º lugar: Grazie Pizza Napoletana (Maceió)
17º lugar: Baco Pizzaria (Brasília)
18º lugar: Grazie Napoli (Santo André)
19º lugar: Capricciosa (Rio de Janeiro)
21º lugar: Coltivi (Rio de Janeiro)
23º lugar: Luigia (Foz do Iguaçu)
24º lugar: Ciao Pizzaria Napoletana (Porto Alegre)
26º lugar: Otto E Mezzo Pizza Verace (Bento Gonçalves)
28º lugar: Locale Pizza (Rio De Janeiro)
30º lugar: Quintal 333 (Governador Valadares)
32º lugar: Frasca (Carlos Barbosa)
33º lugar: Vinny’s (Brasília)
34º lugar: Carlos (São Paulo)
41º lugar: Di Bari Pizza (São Paulo)
45º lugar: Pizza Di Casabona (Santos)
46º lugar: Piccola Fattoria (Rio De Janeiro)
48° lugar: Wilma’s Pizza (São Paulo)
49º lugar: Vallino Pizzeria Napoletana (Domingos Martins)
50º lugar: Le Mani Pizza Napoletana (Passo Fundo)

Leia mais

Salvador

Em sua primeira visita ao Brasil, a jornalista Kristin Braswell escreveu para a conceituada revista “Travel + Leisure”, especializada em viagens há mais de 80...

Música

O GG Léo Santana acaba de anunciar a abertura de vendas para a edição do PaGGodin – seu mais novo projeto de samba, que...

Cinema

Longa chega aos cinemas nesta quinta-feira

Música

Com shows de Luiz Caldas, Negra Cor e Herbert Richard, o evento Black Tie celebra os 72 anos do hotel e os 18 da...

Gente

Vini Figueira participou do primeiro encontro cozinhando no Florense Salvador

Cinema

No final da década de 60, em plena Guerra Fria, Estados Unidos e Rússia disputavam o espaço. Enquanto os russos mandaram o primeiro homem...

Gastronomia

As noites no Porto Seguro Praia Resort ganharam novas cores e sabores, com os Jantares Temáticos, que estão sendo servidos no Cabral 500, o...