Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Carnaval

Bloco Os Mascarados comemora 25 anos com desfile histórico

Jau comandou o trio e Margareth Menezes fez uma participação especial - Foto | Divulgação

Um desfile histórico marcou a comemoração do Jubileu de Prata, 25 anos, o bloco Os MASCARADOS, que atraiu cerca de 15 mil foliões fantasiados, ontem (08/02), no Circuito Barra-Ondina. Sob o comando do cantor Jau e a participação de Margareth Menezes, que cantou até a chegada em Ondina, mais uma vez o bloco surpreendeu o público ao coroar duas rainhas, a percussionista Lan Lanh e a atriz Nanda Costa. Atitude que consagra o próprio pioneirismo dos Mascarados, que desde sua criação transformou a quinta-feira em um dia de liberdade e diversidade, empoderando as mulheres e minorias no Carnaval de Salvador.

Uma apresentação quase perfeita. Uma pane no som deixou o trio alguns minutos mudo, mas não tirou a alegria dos foliões. Ao lado de Jau, que fez o público cantar acompanhando só na percussão, a cantora Thathi também se destacou do início ao fim com sua música pop.

As rainhas Lan Lahn e Nanda Costa

Sucesso junto à comunidade LGBTQIA+, Os Mascarados resgata o prazer da fantasia na folia soteropolitana. No espaço mais plural da folia baiana, havia super-heróis, caricatas, sátiras políticas, palhaços e fadas, entre outros. Desde o início, Os Mascarados abraçam campanhas de conscientização, como “Use Camisinha” e de combate à violência contra a mulher. Além de resgatar no folião, a alegria e a liberdade de se divertir em um bloco pipoca, sem cordas, como hoje finalmente vem se tornando comum.

Vc Durante o desfile, o público pode acompanhar a força das diretoras, Paula Resende, Selma Calabrich e Jaqueline Azevedo, que não medem esforços para colocarem o bloco na rua. No universo predominante masculino, elas conquistaram o respeito com a força e determinação para colocar na rua um dos maiores blocos do país. O tricô conta sempre com a presença de Margareth Menezes, uma de suas fundadoras de Os Mascarados. que está de férias no Ministério da Cultura e pode voltar ao carnaval da Bahia.

Fãs do bloco, as rainhas Lan Lanh e Nanda Costa desceram o trio e distribuíram simpatia e alegria na pipoca. Elas são as primeiras mulheres a ocuparem a ocuparem a realeza do bloco. Depois da cantora trans Majur ocupar o trono ao lado de Pedro Tourinho, em 2020, a escolha de duas rainhas contribui para um novo capítulo na continuidade da história dos Mascarados, surpreendendo a cada ano o seu público sem perder a base.

“Ficamos emocionadas com este convite, principalmente nesse momento da vida, em que escolhemos Salvador para ser também o nosso lar. Me senti extremamente acolhida pelos foliões e honrada por receber ao lado da Lan o título de rainha de um bloco tão importante para nossa cultura. O Mascarados sempre foi plural, diverso, alegre, e carrega a força de Margareth, uma referência imensa para a gente de arte e resistência”, festeja a atriz Nanda Costa.
Acompanhado de sua banda, durante o desfile Jau reforçou o conceito musical do bloco com um repertório que reuniu seus sucessos e hits atuais e antigos do Carnaval. Durante o percurso, o cantor baiano contou com a companhia luxuosa de Margareth Menezes, fundadora e muito conhecida dos foliões do bloco, e de Thathi, que, a bordo de sua guitarra, trouxe o balanço da música pop.

“Os Mascarados é um bloco que tem um apelo musical muito específico, por isso, a gente se jogou neste ambiente musical do bloco. Fizemos do que a gente é do que são Os Mascarados, mesclando as nossas músicas com as que compõem o seu repertório clássico para a folia. Isso sem falar na participação de Maga e de Thathy, essas cantoras maravilhosas”, vibra Jau.

Leia mais

Música

Ingressos já estão à venda e custam a partir de R$ 80

Moda

Clean girl deu voz à sua garota interior e mostrou seu lado mais rebelde

Cinema

Filme chegou aos cinemas na segunda de Carnaval

Gente

Espaço exclusivo para convidados recebe, em média, 800 pessoas por dia

Música

Evento começa nesta quinta-feira, 17

Gente

O Fasano Salvador realizou sua tradicional Feijoada no Domingo de Carnaval, em homenagem aos Filhos de Gandhy. A promoter Licia Fábio e o gerente...

Gente

Carlinhos Brown e Licia Fabio celebraram na terça-feira (13) o sucesso do  seu camarote que estreou neste Carnaval e registrou mais de 5 mil...

Gente

A cantora e compositora Érica Pinna fez bonito na folia baiana. Logo no primeiro dia do carnaval, ela cantou no trio do Araketu, sexta-feira...