Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gente

Itamar Vieira Junior concorre a um dos prêmios literários mais importantes do mundo

Foto | Renato Parada

O escritor baiano Itamar Vieira Junior é um dos destaques do Prêmio Literário de Dublin, um dos mais importantes prêmios literários do mundo. Vieira Junior é um dos 80 semifinalistas da edição de 2024, com seu romance Torto Arado.

Torto Arado é um best-seller que conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem em situação análoga à escravidão no Recôncavo Baiano. A obra foi traduzida para o inglês por Johnny Lorenz e foi indicada ao prêmio pela Biblioteca Municipal do Porto.

O Prêmio Literário de Dublin contempla romances publicados no país no ano anterior. Ao todo, concorrem 31 obras traduzidas e 16 de romancistas estreantes, que foram indicados por mais de 400 bibliotecas espalhadas por 177 países.

Além de Vieira Junior, outros autores lusófonos disputam o prêmio, como o cearense Stênio Gardel e o moçambicano Mia Couto. Também estão na disputa autores como a americana Gabrielle Zevin, a argentina Mariana Enríquez e o guatemalteco Eduardo Halfon.

Os finalistas do prêmio serão conhecidos no dia 26 de março. O júri do concurso é formado por Chris Morash, Daniel Medin, Ingunn Snædal, Anton Hur e Irenosen Okojie. O vencedor será anunciado em 23 de maio durante o Festival Internacional de Literatura de Dublin.

Leia mais

Música

Ingressos já estão à venda e custam a partir de R$ 80

Moda

Clean girl deu voz à sua garota interior e mostrou seu lado mais rebelde

Cinema

Filme chegou aos cinemas na segunda de Carnaval

Música

Evento começa nesta quinta-feira, 17

Gente

Espaço exclusivo para convidados recebe, em média, 800 pessoas por dia

Gente

O Fasano Salvador realizou sua tradicional Feijoada no Domingo de Carnaval, em homenagem aos Filhos de Gandhy. A promoter Licia Fábio e o gerente...

Gente

Carlinhos Brown e Licia Fabio celebraram na terça-feira (13) o sucesso do  seu camarote que estreou neste Carnaval e registrou mais de 5 mil...

Gente

A cantora e compositora Érica Pinna fez bonito na folia baiana. Logo no primeiro dia do carnaval, ela cantou no trio do Araketu, sexta-feira...