Com a temperatura subindo, trocar a prática de atividades físicas em ambientes fechados por locais ao ar livre, é considerada a melhor opção por muitos, principalmente se existe a possibilidade de praticá-las na praia. Caminhada, corrida na areia, beach tennis, futebol, futevôlei e vôlei de praia são alguns dos esportes que conquistam adeptos nessa época do ano. Entretanto, além da proteção necessária para o sol, se exercitar em terreno de areia exige alguns cuidados.
“Uma lesão comum entre os praticantes de beach tennis é a lombalgia. Essa lesão pode ser causada por um “mau jeito” nos movimentos de saque e de agachamento e é intensificada pela instabilidade gerada pela areia. Para evitá-la é fundamental realizar atividades físicas acompanhadas de profissionais da área e, no caso do beach tennis, aprender a realizar os movimentos do jogo corretamente sem sobrecarregar o corpo”, explica o ortopedista especialista em coluna e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Djalma Amorim Jr..
Outro esporte bastante popular nas praias é o futevôlei, que ao contrário do futebol não há contato físico intenso entre os jogadores. “Um dos movimentos mais desafiadores ao corpo acontece ao bater a bola no peito ou nos pés gerando movimentos repetitivos de torção e hiperextensão da coluna lombar. Ao longo do tempo ou se já houver uma lesão prévia pode causar dor e inflamação”, alerta Djalma Amorim Jr.
Independente da modalidade escolhida, o ortopedista ainda ressalta que alguns cuidados são indispensáveis para aproveitar o verão sem comprometer a saúde da coluna:
Musculatura preparada
Para evitar lesões, uma dica importante é fortalecer os músculos do sistema motor que serão trabalhados no terreno arenoso antes de começar a praticar esportes na praia.
Prefira a areia dura
O treino na areia fofa é mais propício para torções e quedas. Em contrapartida, mesmo que você treine em areia dura é preciso ficar atento, pois o terreno duro acaba sendo mais inclinado, o que pode prejudicar a coluna.
Calçado adequado
Embora o ideal seja treinar descalço na areia, se isso não for possível, use sapatilhas ou tênis leves.
Para uma prática de esporte sem o risco de lesões, fique sempre atento aos cuidados e na presença de sintomas ou maiores complicações, procure um médico especialista em coluna.