Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Negócios

Projetos culturais recebem incentivos para promover desenvolvimento socioeconômico

Parcerias públicas e privadas apoiam iniciativas culturais, artísticas e levam conhecimento para comunidades baianas

Shows, espetáculos teatrais e todas as manifestações artísticas e culturais estimulam os sentidos, ampliam o conhecimento e movimentam o mercado local. Para contribuir com o desenvolvimento pessoal, social e econômico de comunidades baianas, as parcerias públicas e privadas são importantes e, com esse objetivo, a Acelen, empresa de energia e gestora da Refinaria de Mataripe, investiu mais de R$ 2 milhões em projetos incentivados pelo Faz Cultura e Faz Atleta, neste ano de 2023.

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), maior festa literária do Norte e Nordeste, que acontece em sua 11ª edição, de 26 a 29 deste mês de outubro, é um dos projetos incentivados pela Acelen, que também apoia a 1ª Edição do Recôncavo Instrumental, que se propõe a fazer um encontro de músicos internacionais, na sua maioria de origem africana, com a produção musical da Bahia; e o Fronteiras do Pensamento, que reúne pensadores brasileiros e internacionais em ciclos de conferências sobre temas importantes da atualidade.

A diretora executiva da Fundação Hansen Bahia, realizadora da FLICA, Vanessa Dantas, afirma que as parcerias e investimentos são essenciais para a Flica acontecer. “Com a Acelen, pudemos levar as atividades de extensão, por meio dos colóquios e seminários Flica, para mais três municípios, além de Cachoeira. Fizemos em São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus, permitindo que a população já pudesse viver um pouco da experiência. Tudo isso movimenta a economia, especialmente do Recôncavo, e por isso agradecemos à Acelen pela sensibilidade às questões da educação, cultura, literatura e artes”.

“Somos uma empresa de energia e acreditamos que podemos fazer sempre o melhor, impactando positivamente a vida das pessoas por meio de nossas ações de ESG (ambiental, social e de governança corporativa). Além de participar ativamente da transição energética no Brasil, atuamos para gerar oportunidades e apoiar o desenvolvimento do país e das comunidades locais.  Flica, Recôncavo Instrumental, Fronteiras do Pensamento e outros eventos que incentivamos nos permitem contribuir para a difusão da cultura, das artes, da literatura e do conhecimento”, declara Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais, de Comunicação e ESG da Acelen.  

Recôncavo Instrumental

A Bahia vai ser palco da 1ª edição do Festival Recôncavo Instrumental entre os dias 28 de outubro e 04 de novembro. O evento celebra a diversidade de idiomas clássicos da música mundial unindo grandes instrumentistas e compositores da África ocidental, Saara, Haiti, Oriente médio, Bahia e Brasil. O projeto, que acontece nas cidades de Salvador, Candeias, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Cachoeira, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara, é realizado pelo Instituto Popular do Recôncavo (IPR) e conta com o patrocínio da Acelen, através da lei de incentivo da Fazcultura do Governo da Bahia.

A abertura do festival, que tem direção artística da pianista brasileira Simone Leitão, acontece no dia 28 de outubro, no Museu de Arte Moderna (MAM), juntamente com o projeto JAM no MAM, às 18h. A programação completa do evento está no site www.reconcavoinstrumental.com e nas redes sociais no perfil @reconcavoinstrumental.

Fronteiras do Pensamento

A temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento, no Teatro Sesc da Casa do Comércio, será nos dias 30 e 31 de outubro, com o tema “Manifestos para o século XXI”.  O objetivo é propor reflexões sobre grandes pensadores que incentivam a tomada das próprias decisões. O projeto é realizado pela Caderno 2 Produções, Delos Bureau uma empresa DC Set Group e tem o patrocínio da Acelen, através da lei de incentivo da Fazcultura do Governo da Bahia.

O Fronteiras do Pensamento retorna para Salvador pela 10ª vez e recebe, nesta edição, três grandes intelectuais internacionalmente reconhecidos: Sidarta Ribeiro, neurocientista, biólogo, professor titular e cofundador do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte;  jornalista mexicana Lydia Cacho, com mais de 30 anos de carreira, 23 livros e duas mil matérias publicadas, com 64 prêmios entre os mais importantes do Continente; e Vera Iaconelli, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo e uma das maiores especialistas brasileiras em relações parentais.

Leia mais

Streaming

Na década de 80 o ator de John Candy era uma presença constante em comédias hollywoodianas, em especial por sua parceria com o diretor...

Música

Ingressos já estão à venda

Beleza

A nova coleção Metals Rosé, da Eudora Make, nasce no ponto de encontro entre maquiagem e moda. Inspirada no brilho metálico do rosé —...

Literatura

Escritor baiano fez carreira no mundo dos negócios, mas a literatura o acompanha desde cedo

Gente

O The Latvian vai marcar presença no ATP Challenger Sauípe Open com uma proposta que vai muito além das quadras. Entre os dias 22 e 26 de outubro, o...

Gastronomia

O Guia Michelin anunciou recentemente a lista dos 20 melhores hotéis do Brasil em 2025, e o Botanique Hotel Experience, localizado na Serra da...

Gente

O Bahia Bank marcou sua estreia oficial em Salvador com participação no 20º BahiaRH, congresso promovido pela ABRH-BA e realizado nos dias 16 e...