Fábrica Cultural: Há 20 anos impactando vidas será o tema de um painel na Expo Favela Bahia, que vai abordar os diferentes trabalhos realizados pela organização social nesta sexta-feira (22/09), às 11 horas, no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas. A discussão será em torno da história da Associação Fábrica Cultural ao longo de duas décadas, com trabalho social e cultural que vem mudando e ressignificando centenas de vidas. A maior feira de negócios e empreendedorismo de favela do país, acontece até sábado (23/09), com uma programação que reúne palestras, workshops, exposição, gastronomia, shows, mentorias e feira de negócios.
A mesa de debates será composta por afroemprendedoras que já participaram dos programas desenvolvidos pela Fábrica Cultural: o Artesanato da Bahia, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, o Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, e do Acelera Com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu. São elas Joci Santos, artesão e instrutora de artesanato; Beatriz Almeida, co-fundadora da Pagode Por Elas – plataforma oficial das mulheres do pagode baiano; e Luana Bomfim, 40 anos, criadora da Preta Brasil, marca fundada em 2005 que cria peças que acolhe Mulheres Reais. O bate-papo será mediado por Josué Oliveira, publicitário, consultor e diretor criativo; e contará com a participação de Renata Reis, pesquisadora, produtora e gestora cultural.
Desde sua criação, em 2004, a Fábrica Cultura, na Ribeira, vem ganhando reconhecimento por desenvolver projetos e programas socioculturais que fortalecem e incentivam o empreendedorismo e o resgate da identidade cultural da Bahia. Nos últimos dois anos, a entidade social já impactou mais de três mil afros empreendedores através dos programas de capacitação Acelera Iaô e Acelera Com Elas e de projetos sociais e culturais, como o Mercado Iaô.
Como organização social, sem fins lucrativos, a associação Fábrica Cultural promove a transformação social por meio de ações que articulam educação, arte, cultura e sustentabilidade. Neste contexto, promove projetos de qualificação em áreas criativas e visando desenvolvimento territorial. Atualmente são quatro as áreas de atuação:
O reconhecido Mercado Iaô, evento multicultural que promove a cultura e expansão da economia criativa da Bahia em diversas áreas, com música, gastronomia, artesanato, moda e serviços criativos. O empreendedorismo é o principal foco deste projeto, que envolve a comunidade da Ribeira e da Cidade Baixa.
O fomento do Artesanato da Bahia, atuando junto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Este projeto envolve artesãs e artesãos indígenas, quilombolas de todo estado da Bahia, através da capacitação, profissionalização e fomento do trabalho artesanal.
Os programas Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, voltado para a capacitação de afroempreendedores nas áreas de moda, artesanato, música, produtos de alimentação e serviços criativos de gastronomia, e o Acelera com Elas, patrocinado pelo Instituto Nu (Nubank), recém-criado para capacitar empreendedoras pretas nas áreas de Alimentação, Produção de Áudio e Influências Digitais.