O disco “Essa Vida Esse Amor”, de Daniella Firpo e Alejandro Fasanini, irá concorrer ao Grammy Latino 2023 na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. “Independente de ganhar ou perder, ou ser finalista, entrar para a Latin Grammy Academy como membro e concorrer é muito importante e mostra a qualidade do trabalho”, afirma Daniella Firpo, que celebra a notícia.
“Essa Vida Esse Amor”, (Daniella Firpo – voz e letras e Alejandro Fasanini – música, arranjo e direção musical) é uma refinada homenagem à música brasileira e teve seu lançamento mundial realizado a partir da Itália, onde vivem os dois artistas. No trabalho, a “cantautrice” baiana e o compositor argentino se uniram para criar dez canções que refletem a alma brasileira e que combinam nossos ritmos e melodias com o compromisso social, homenageando personagens que, com o seu empenho civil, têm contribuído para a luta pelos direitos humanos em todo o mundo.
Sete das canções são homenagens : a Marielle Franco, ativista pela defesa dos direitos humanos e da mulher, assassinada em 2018 (Marielle, a Rosa do Asfalto); a Helen Keller, surdocega, e sua assistente Anne Sullivan, que lutaram pela melhoria da qualidade de vida dos deficientes (Helen e Anne); a Hadizatou Mani, empenhada na defesa dos direitos humanos na Nigeria (A Hadizatou Mani); a Claudio “Pocho” Lepratti, ativista argentino, morto durante a grande crise econômica e social argentina (Al Pocho Lepratti); a Davi Kopenawa, xamã e líder do povo Yanomami do Brasil, engajado na batalha pela defesa dos direitos indígenas e pela preservação da floresta amazônica (A Davi Kopenawa); a Chico Buarque, cantor, compositor e escritor, símbolo da música popular brasileira (“A Chico”) e a Chiquinha Gonzaga, primeira regente mulher brasileira e primeira grande compositora de música popular (“As Alas de Chiquinha”).
As outras três canções são dedicadas à vida e à necessidade de vivê-la plenamente. Abrem o disco “Tambor”, onde o ritmo que surge desse instrumento musical se torna símbolo de vitalidade, fraternidade e mistura de povos; e “Menina Bahia”, onde a vida é cantada através do mistério do nascimento. Encerrando o álbum é feita uma homenagem à vida e um convite para viver intensamente cada momento, com a canção Essa Vida Esse Amor”, faixa que dá título ao álbum.




















